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Requerimento do auxílio-doença do INSS poderá ser feito pelo Correios em breve; saiba mais

Nova parceria entre INSS e Correios facilitará requerimento de Benefício por Incapacidade Temporária. Saiba mais aqui!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma novidade que deverá facilitar a vida dos segurados que necessitam solicitar o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença). Desse modo, a partir de agora, há uma parceria estabelecida com os Correios.

Sendo assim, os trabalhadores poderão fazer o requerimento do benefício e entregar a documentação médica nas agências do serviço postal. De acordo com o projeto, os funcionários dos Correios auxiliarão os segurados na realização dos pedidos. Logo, recebendo e digitalizando a documentação necessária para o envio ao INSS. Portanto, saiba mais sobre a iniciativa acerca do auxílio-doença do INSS abaixo.

Auxílio-doença do INSS nos Correios

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor, representando auxílio de R$ 1.320
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Esta iniciativa do INSS faz parte de uma tentativa de ampliar a utilização do Atestmed, um sistema online que permite que o segurado envie pela internet a documentação emitida pelo profissional de saúde que o acompanha. Dessa maneira, dispensando a necessidade de exame presencial feito por um médico perito numa agência previdenciária.

Os testes para essa nova modalidade de atendimento iniciarão em 18 de março, com um projeto-piloto em Fortaleza (CE). Posteriormente, a ideia é expandir a novidade para todo o país, de maneira gradual. As duas opções de atendimento para os segurados do INSS serão:

  • comparecer diretamente a uma agência dos Correios, onde o funcionário ajudará no pedido e digitalizará os laudos e atestados médicos; ou
  • dar início ao requerimento por meio do telefone 135, para posteriormente se dirigir a uma agência a fim de apresentar os documentos, complementando assim o pedido.

Por que esta mudança está sendo implementada?

O argumento do governo para promover essa mudança é o de aliviar a carga de trabalho dos médicos peritos para atuarem em outras análises. Ademais, permitir uma economia de recursos com a redução dos gastos com remuneração extra para estes profissionais.

Outra vantagem desta iniciativa é a agilização da concessão do benefício, impedindo que o INSS continue pagando o auxílio a um trabalhador já recuperado que não consegue agendar uma perícia presencial para alta.

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Atualmente, o INSS dispõe de aproximadamente 1.600 agências em todo o país, enquanto os Correios contam com cerca de 11 mil unidades. A expectativa do INSS é que, até 30 de abril, 100% dos benefícios por incapacidade sejam requeridos por meio do sistema Atestmed. Assim, facilitando o acesso dos segurados e tornando o processo menos burocrático.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com