Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do IR 2024: confira o dia do seu pagamento

Entenda o calendário do Imposto de Renda (IR) 2024 e as datas previstas para a liberação da restituição aos contribuintes brasileiros!

O Imposto de Renda (IR) é uma obrigação tributária anual para milhões de brasileiros, e entender o calendário e as datas de restituição é fundamental para planejar as finanças pessoais. Ainda, vale destacar que o prazo final para a entrega da declaração é o dia 31 de maio.

Dessa forma, saiba mais detalhes sobre calendário do IR 2024 e as datas previstas para a liberação das restituições, além das informações necessárias para quem está em processo de declaração ou espera pela devolução dos valores pagos. Continue a leitura!

Quais são as principais datas para a restituição do IR em 2024?

Aplicativo do Imposto de Renda com notas de duzentos reais ao fundo.
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

A Receita Federal definiu um calendário com cinco datas de restituição do IR, que são cruciais para muitos contribuintes que esperam o retorno do imposto pago em excesso. É importante estar ciente dessas datas para planejar suas finanças adequadamente. São elas, portanto:

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Quais são as prioridades?

Ademais, a ordem de pagamento da restituição do IR é estrategicamente definida pela Receita Federal para privilegiar certos grupos. Entender essa ordem pode ajudar a estimar quando o contribuinte receberá sua restituição. Confira abaixo, portanto, quais são as prioridades do Fisco.

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Pessoas acima de 60 anos, com deficiência ou doenças graves;
  • Contribuintes que possuem o magistério sua fonte de renda principal;
  • Indivíduos que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o PIX para receber a restituição;
  • Demais contribuintes.

Como consultar a restituição?

Sendo assim, para aqueles que querem verificar a situação da a restituição do IR, a Receita Federal disponibiliza ferramentas práticas que facilitam o acesso a estas informações. A consulta pode ser realizada de maneira simples, usando os aplicativos Meu Imposto de Renda (Android, iOS) ou Receita Federal (Android, iOS). Ainda, também também é possível acessar a página oficial da Receita.

Veja também:

Bolsa Família 2024: saiba como se cadastrar e começar a receber

Por fim, se perder o prazo para entrega até o dia 31 de maio, o contribuinte estará sujeito a multas e entrará na condição de “pendente de regularização”. Isto pode trazer complicações como restrições no CPF que afetam diretamente sua vida financeira e civil.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com