Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revelado o que falta para o programa de renegociação de dívidas do governo ser lançado

O ministro Fernando Haddad revelou nesta segunda-feira (13), como anda o desenvolvimento do programa de renegociação de dívidas. Saiba mais

Nesta segunda-feira (13), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou do evento “E Agora Brasil”, que aconteceu em Brasília. Durante sua participação, Haddad revelou como anda o desenvolvimento do programa de renegociação de dívidas Desenrola.

De acordo com o ministro, o lançamento do programa que beneficiará cerca de 37 milhões de brasileiros inadimplentes depende agora somente da finalização de seu sistema operacional. Siga na leitura para saber mais.

Lançamento de programa de renegociação de dívidas espera finalização de sistema operacional

Segundo Fernando Haddad, o Desenrola irá incluir no sistema do programa todas as dívidas que poderão ser negociadas. Contudo, o sistema operacional do benefício ainda se encontra em fase de finalização. A expectativa é que inicialmente, o fundo garantidor do programa renegocie até R$ 50 bilhões em dívidas.

O benefício voltado, a princípio, para o público de baixa renda deve contemplar pessoas físicas que poderão finalmente realizar a renegociação de dívidas e sair da inadimplência, alegrando devedores e credores. 

“Nós estamos tentando caprichar ao máximo porque, se ele [o programa Desenrola] for bem-sucedido, poderá criar uma dinâmica de curto prazo interessante para a economia”, disse o ministro ao falar sobre os esforços para o desenvolvimento do sistema operacional do programa.

Para o ministro, o Desenrola, ao lado do Bolsa Família, da nova tabela do Imposto de Renda e do novo salário mínimo devem contribuir consideravelmente com a volta dessas famílias ao mercado consumidor.

Programa Desenrola pode ser expandido

Ainda durante o evento desta segunda, o ministro da Fazenda destacou a possibilidade de expansão do programa. Para Fernando Haddad, o Desenrola é um programa sem precedentes e que seu alcance poderá ser maior do que o esperado. 

O ministro da Fazenda afirmou que o governo federal tem percebido a existência do interesse da renegociação de dívidas também em credores do público de renda mais alta. A expectativa é que esses também entrem no Desenrola.

Imagem: Fizkes/ Shutterstock