Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revisão da Vida Toda do INSS vai aumentar benefício? Entenda!

A Revisão da Vida Toda do INSS é um pedido feito para incluir suas contribuições anteriores a 1994. Confira se pode aumentar o benefício!

Atualmente, a Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, esse recurso pode levar a um aumento nos benefícios pagos pelo INSS. No entanto, na última quinta-feira (29), o julgamento do tema foi novamente adiado.

Em síntese, a Revisão da Vida Toda do INSS é um pedido feito por um segurado para incluir suas contribuições anteriores a 1994 no cálculo de seu benefício. Pois, essas contribuições não entraram no cálculo quando houve a implementação do Plano Real. Naquela época, a moeda brasileira passou a ser o Real, substituindo o cruzado. 

Assim, se autorizada, a revisão pode aumentar o valor dos benefícios para aqueles aposentados do INSS que têm contribuições anteriores a 1994. Veja mais detalhes!

Situação da Revisão da Vida Toda do INSS

Contudo, o julgamento da Revisão da Vida Toda do INSS pelo STF tem sido adiado repetidamente, gerando uma incerteza entre os segurados. Contudo, o julgamento acontecerá em breve com votos de todos os ministros. 

No entanto, aqueles que já votaram podem mudar seu voto. Todavia, o voto da ministra Rosa Weber, que já se aposentou, não poderá ser alterado. Dessa forma, seu substituto, Flávio Dino, não terá direito a voto sobre a pauta. No final, a revisão pode ter aprovação ou rejeição, dependendo dos votos dos ministros. 

Celular com aplicativo Meu INSS sobre notas de 50 e 100 reais
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Aumento do benefício

Enfim, com a tão esperada aprovação da Revisão da Vida Toda, milhões de aposentados poderiam ter um aumento em seus benefícios do INSS, trazendo alívio adicional em tempos de incerteza econômica. Em contrapartida, alguns benefícios podem diminuir, por isso é aconselhável procurar a ajuda de um advogado.

Veja também:

Cadastro do Pix: 7 em cada 10 brasileiros utilizam serviço

No entanto, é importante lembrar que a decisão final ainda está pendente e não há garantias neste momento. Dessa forma, os segurados do INSS devem continuar acompanhando as notícias e consultando profissionais qualificados para entender melhor como essa situação pode afetar seus benefícios.

Imagem: rafapress/shutterstock.com