Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Risco Brasil apresenta queda considerável; entenda o que significa esse índice

O Risco Brasil alcançou 136,4 pontos-base nesta quarta-feira (20), o menor valor desde 5 de março de 2020. Confira o que isso significa!

Com alívio aos mercados financeiros, o CDS (Credit Default Swap) de 5 anos registrou uma queda marcante. Assim, o índice alcançou 136,4 pontos-base nesta quarta-feira (20), o menor valor desde 5 de março de 2020, período onde a pandemia começava a causar instabilidade nos ativos. Vale lembrar que esse indicador também é chamado de “Risco País” ou “Risco Brasil”.

Portanto, a diminuição de 113,9 pontos em relação ao início do ano mostra a confiança e o otimismo dos investidores. Isso se deve em grande parte à aprovação e à promulgação da reforma tributária. Pois, quanto maior o número, maiores são as percepções de risco. 

Assim, esse indicador serve como um termômetro para a confiança dos agentes econômicos estrangeiros no Brasil.

O que a queda do Risco Brasil representa

Dessa forma, a queda do Risco Brasil indica uma visão mais positiva das perspectivas econômicas do país. Já que, com a aprovação da reforma tributária no Congresso na quarta-feira (20), os investidores mostram uma visão menos arriscada sobre a economia do Brasil, apontando para um crescimento econômico mais forte a longo prazo.

Assim, em resposta a esses eventos positivos, a agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor’s) melhorou a nota de crédito do Brasil de BB- para BB na terça-feira (19). Então, embora o Brasil ainda esteja em um grau “especulativo”, há uma perspectiva otimista dos investidores, o que gera uma expectativa de melhora contínua.

Brasil economia
Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com

Impacto no cenário econômico

Há exatamente um ano, o CDS estava em 254 pontos, o que evidencia a melhora considerável do índice em tão pouco tempo. Assim, esses importantes dados sinalizam um futuro mais promissor para a economia brasileira.

Veja também:

Superávit histórico na balança comercial: setores agropecuário e extrativo impulsionam resultado

Enfim, esses fatos destacam a importância da percepção de estabilidade e segurança para os investidores, que são gerados pelas sinalizações do governo em priorizar reformas estruturantes, como a tributária, aprovada recentemente.

Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com