Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rival da Uber e 99 anuncia serviço de mototáxi; saiba mais

InDrive lança serviço de mototáxi em cidades brasileiras, ampliando a cobertura de transporte e adicionando nova forma de se deslocar.

A InDrive, plataforma de serviço de transporte e rival da Uber e da 99, lançou oficialmente esta semana sua nova categoria de corridas: o serviço de mototáxi.

A saber, a modalidade já está disponível em mais de 50 cidades do Brasil, com planos de expansão para incluir outros treze municípios. Entre eles, destaca-se Divinópolis, localizada no Centro-Oeste mineiro.

Expansão do serviço de mototáxi da InDrive

Duas pessoas em cima de uma moto em movimento
Imagem: Sukarman / Shutterstock.com

Além de Divinópolis, outras cidades que terão acesso ao serviço de mototáxi incluem Franca, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, e São José dos Campos, todas no Estado de São Paulo.

Também haverá expansão para cidades como Apucarana (PR), Feira de Santana (BA), Imperatriz (MA), Itacoatiara (AM), Itajaí (SC), Palmas (TO) e Toledo (PR). Em resumo, a modalidade se espalhará pelo país, facilitando a locomoção da população por meio do app de transporte.

Como funciona o serviço?

Para os usuários da InDrive, a nova categoria de corridas não trará grandes mudanças de uso no aplicativo. Assim, a solicitação de corrida e a negociação do preço da tarifa continuará sendo feita diretamente entre passageiros e motociclistas parceiros.

O teste do serviço de mototáxi da InDrive teve início no segundo trimestre de 2022. Ademais, a oficialização da modalidade veio em resposta à crescente demanda, e à necessidade de adequação à legislação de cada localidade.

Veja também:

Nubank vai pagar multa milionária para clientes?

Em Divinópolis, por exemplo, uma lei de 2013 já sancionava o serviço de mototáxi e motofrete. Com a inclusão do mototáxi, o serviço da plataforma passará a cobrir aproximadamente 40% das 155 cidades onde opera no país.

Questionamentos sobre a segurança dos ‘mototáxis’

Apesar da expansão, o serviço de transporte de passageiros em motocicletas por app também tem enfrentado questionamentos. Em dezembro, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG) apresentou ao Ministério Público de Minas Gerais um pedido de suspensão do serviço em Belo Horizonte.

O objetivo é a regulamentação adequada da atividade na capital mineira, visando a redução de acidentes e a garantia de melhores condições de trabalho para os motociclistas. Segundo o sindicato da categoria, Belo Horizonte conta atualmente com quase 10 mil profissionais atuando nesse tipo de serviço.

No entanto, com o anúncio do lançamento oficial do serviço de ‘mototáxi’ pela InDrive, a expectativa é de que haja um aumento na demanda e que os debates sobre a regulamentação desse tipo de serviço ganhem ainda mais relevância.

Imagem: Sukarman / Shutterstock.com