Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank vai pagar multa milionária para clientes?

Informações sobre um suposto pagamento do Nubank de uma multa milionária circularam nas redes sociais.

Um novo golpe que mira clientes do Nubank está circulando na internet. Os criminosos utilizam uma página falsa, que simula ser um portal de notícias, para divulgar informações inverídicas sobre uma suposta multa milionária. Assim sendo, a fintech se manifestou sobre o caso e fez um alerta.

O objetivo do golpe, como habitual, é captar informações pessoais das vítimas por meio do clique em um link específico. Atualmente, os golpistas usam de forma incessante este tipo de prática para enganar as pessoas pela internet. Por isso, é fundamental estar atento a este tipo de situação.

Golpe envolvendo multa milionária do Nubank

A fraude consiste em espalhar, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, um link para uma página que parece ser de um portal de notícias conhecido. Ao acessar esse link, o usuário é direcionado para um conteúdo que informa sobre uma suposta multa milionária que o Nubank teria recebido por não permitir saques em dinheiro aos seus clientes.

Veja também:

Entenda aqui o reajuste do INSS para aposentados e pensionistas

A instituição financeira esclarece que isso seria uma violação dos direitos do consumidor, e a suposta notícia ainda incentiva os usuários a clicarem em outro link para reaver esse valor. Contudo, na realidade, trata-se de uma estratégia para roubar dados pessoais e bancários dos clientes do Nubank.

Mão segurando celular com logo do Nubank na tela.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Quais os riscos deste golpe e como se proteger?

O principal risco deste golpe envolvendo o pagamento de uma multa milionária pelo Nubank é o roubo de informações pessoais e bancárias. Com esses dados em mãos, os criminosos podem realizar transações não autorizadas, solicitar empréstimos e causar diversos problemas financeiros para as vítimas.

A primeira e mais eficaz maneira de se proteger contra esse tipo de situação é sempre verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las ou agir com base nelas. Portanto, sempre desconfie de notícias sensacionalistas ou que prometem recompensas muito atraentes.

Além disso, nunca clique em links suspeitos ou forneça suas informações pessoais sem ter certeza de que o site é seguro. E, claro, acompanhe sempre a movimentação da sua conta para detectar qualquer atividade suspeita.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com