Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Robin Hood moderno? Grupo rouba bitcoins e distribui na rua

Um grupo de quatro pessoas foi preso por roubar bitcoins de corretora e distribuir valores nas ruas. Entenda o caso!

Você já deve ter ouvido falar da lenda de Robin Hood, um homem que teria vivido no século XII, na Inglaterra, e que roubava dos ricos para distribuir aos pobres. Um grupo da cidade de Preston, no Reino Unido, parece ter se inspirado na história do “Príncipe dos Ladrões” para roubar bitcoins e distribuir nas ruas.

O grupo de “justiceiros modernos” se envolveu em um roubo equivalente a 21 milhões de libras de uma corretora australiana. Os ladrões teriam se aproveitado de um bug da exchange.

Grupo rouba bitcoins e distribui dinheiro nas ruas

O valor roubado pela quadrilha é equivalente a R$ 131 milhões. A ação dos criminosos teria acontecido entre outubro de 2017 e janeiro de 2018. De acordo com o canal BBC, o grupo foi preso no condado de Lancashire, próximo a Liverpool. Eles foram condenados por fraude e formação de quadrilha.

Formado por Stephen Boys, Kelly Caton, Jordan Robinson e James Austin-Beddoes, o grupo contava ainda com James Parker, responsável por descobrir a falha de segurança da corretora de Bitcoin. No entanto, Parker faleceu no ano de 2021.

A investigação foi feita em conjunto entre autoridades do Reino Unido, da Austrália e da Finlândia. Com isso, foi possível recuperar parte dos milhões de libras roubados em bitcoins, imóveis, acessórios de luxo e contas bancárias.

Criminosos agiam como Robin Hoods modernos 

Segundo os investigadores, os criminosos não sabiam bem como gastar os altos valores em Bitcoin roubados. Por isso, teriam, em diferentes momentos, distribuído carros novos e quantias de 30 mil libras para pessoas desconhecidas nas ruas de Preston.

De acordo com a polícia, foi possível recuperar cerca de 445 bitcoins. Parte dos ativos teria sido lavada e estaria em processo de recuperação. Através do Twitter, a polícia de Lancashire falou sobre o caso.

“Congratulamo-nos hoje com a sentença de quatro pessoas após investigação da Polícia de Lancashire e acusação do Ministério Público da Coroa em um caso de fraude de 20 milhões de libras em Bitcoin”, diz a publicação. 

De acordo com as autoridades, o grupo foi condenado a diferentes sentenças. Foram seis anos para Stephen Boys, por converter propriedade criminosa, e oito anos e meio para Jordan Robinson e Kelly Caton, pelos crimes de conspiração para cometer fraude, aquisição de propriedade criminosa e conversão de propriedade criminosa. 

Já James Austin-Beddoes foi condenado a três anos e meio pelos mesmos crimes, mas sua sentença foi suspensa pelo período de um ano.

Imagem: Ginger_Cat/shutterstock.com