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Roupas do Brasil estão entre as mais caras do mundo, segundo pesquisa

Descubra por que as roupas no Brasil estão entre as mais caras do mundo e como o poder de compra tem aumentado.

Os brasileiros que adoram comprar roupas sabem que os preços por aqui são bem salgados e isso não é novidade para ninguém. Agora, uma pesquisa do BTG Pactual, publicada em 2023, trouxe números que confirmam essa impressão: as roupas do Brasil estão entre as mais caras do mundo, superiores inclusive às dos Estados Unidos.

A saber, o levantamento, chamado Índice Zara, analisa os preços de uma lista de peças da rede de lojas espanhola Zara, vendidas em diversos países. A pesquisa apontou que o preço das roupas no Brasil supera em 3% o custo dos produtos nos Estados Unidos.

Brasil comercializa roupas que estão entre as mais caras do mundo: entenda os motivos

Interior de uma loja de uma empresa da moda, com roupas expostas em várias araras
Imagem: Veja / Shutterstock.com

No entanto, o estudo também trouxe uma boa notícia para os consumidores brasileiros. Mesmo com o aumento nos preços das roupas, o BTG Pactual constatou que o poder de compra dos brasileiros tem subido.

De acordo com o índice, o real valorizou-se 9% em relação ao dólar, fazendo com que o mesmo produto seja 85% mais caro para o consumidor brasileiro do que para o americano.

A diferença chegava a 102% no ano passado. O relatório também apresentou uma lista dos países onde as roupas são mais caras que nos EUA, sendo Suíça (19%, Arábia Saudita (9%) e Tailândia (7%) os países que lideram esse ranking.

A influência da importação nos preços da moda no Brasil

A consultora e CEO da AGR Consultores, Ana Paula Tozzi, acredita que o alto custo dos itens de moda no Brasil se deve, em grande parte, ao fato de muitas peças serem importadas. “Hoje temos muita dependência da importação para todas as categorias para produto de moda”, afirmou ela.

Além do custo do tecido que vem de fora, o corte, a costura e os aviamentos também pesam no bolso do consumidor. Isso sem mencionar a alta taxa de importação, que faz com que o produto final custe ainda mais para os brasileiros.

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Por fim, o relatório destacou o crescimento das varejistas de moda chinesas no Brasil, como Shopee e Shein. Estas têm conquistado os consumidores não só pelos preços atrativos, mas também por adotarem estratégias de marketing e de vendas voltadas para o público local.

Imagem: Veja / Shutterstock.com