Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como consultar o novo valor do 13º salário do INSS

O 13º salário do INSS para os aposentados foi confirmado, e a primeira parcela será agora em maio! Veja como fazer o cálculo.

O 13º salário do INSS para os aposentados foi confirmado, e a primeira parcela liberada será agora em maio! Você sabe consultar o valor que vai receber? Vamos te ensinar!

Com a novidade, diversos aposentados já estão buscando os valores do pagamento que está sendo antecipado. A decisão foi tomada pelo presidente Lula, para beneficiar a população e esquentar a economia.

Os beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas, receberão o valor do abono natalino agora em maio e junho, acompanhando o calendário da Previdência Social. Saiba mais.

Então, como saber o valor do 13º salário mínimo do INSS?

Para realizar o cálculo do 13º, é necessário entender o salário mensal do aposentado e, também, a quantidade de meses recebidos. A conta é assim:

Salário dividido por 12 (meses do ano). O resultado é multiplicado pela quantidade de meses que o valor foi recebido. Se você já recebe há mais de 1 ano, será o valor completo (o resultado multiplicado por 12, ou apenas mais uma parcela do seu salário usual).

Quando será o pagamento do salário?

O pagamento do 13º salário do INSS será em parcelas, cujas datas variam de acordo com o número final do NIS. Então, se você recebe 1 salário mínimo, você receberá os valores da primeira parcela entre os dias 25 de maio e 17 de junho. Já a segunda parcela ficará para os dias 26 de junho e 07 de julho.

Por fim, se você recebe mais que um salário mínimo, a 1ª parcela ficará entre os dias 1 e 7 de junho. Já a segunda, entre os dias 3 e 7 de julho.

Quem está apto a receber esta parcela?

Todos os aposentados, pensionistas e demais segurados que já recebem algum tipo de benefício previdenciário poderão receber o 13º salário do INSS.

Entretanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) não estão aptos a receber este auxílio.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com