Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como escolher a melhor previdência privada

Por meio dos planos de previdência privada, é possível acumular um valor durante um período. Assim, quando decidir parar de trabalhar, pode optar por resgatar toda a quantia acumulada de uma só vez ou efetuar saques mensais que serão como uma renda.

Contudo, antes de investir em previdência privada é preciso escolher o plano mais adequado a seu perfil. Dessa forma, há duas modalidades disponíveis de previdência privada: PGBL e VGBL. Confira:

PGBL

Em síntese, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) possibilita que o valor investido seja informado na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), limitado a 12% da renda bruta do investidor.

Portanto, haverá incidência do imposto de renda no momento do resgate da aplicação, não somente sobre os rendimentos, mas também sobre o aporte, pois o investidor teve direito a debitar o valor anteriormente.

Assim, o plano PGBL é mais interessante para investidores que tenham uma renda fixa mais alta, obtida por empregos do regime de CLT. E que fazem a declaração completa do IRPF, detalhando os valores que serão debitados.

VGBL

Em suma, o Vida Gerador Benefício Livre (VGBL), não oferece benefício fiscal para o investidor. Dessa forma, a quantia investida vai para seu montante e não há possibilidade de compensação no Imposto de Renda de Pessoa Física.

Contudo, os planos VGBL sofrem incidência fiscal somente sobre os rendimentos, e não sobre o valor principal. Assim, esses são planos mais apropriados para pessoas isentas da tributação do IRPF, como pequenos empresários e microempreendedores que são tributados em Pessoa Jurídica e fazem apenas a declaração simplificada.

Ademais, no momento de escolher o plano, também é possível optar por tributação progressiva ou regressiva. De modo que, a tabela progressiva segue o parâmetro do Imposto de Renda, ou seja, quanto maior o valor, maior será a tributação.