Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como não cair no golpe da portabilidade

Saiba mais sobre o perigoso golpe da portabilidade on-line e como se proteger.

Dentro da vasta gama de fraudes virtuais, uma nova modalidade vem ganhando notoriedade e preocupando os usuários de mídias sociais. Trata-se do da portabilidade, que ocorre quando criminosos atuam sob o disfarce de representantes de operadoras de telefonia buscando promover a portabilidade do número da vítima para outra operadora.

No entanto, este golpe não se limita apenas a chamadas telefônicas, mas também a e-mails que parecem ser de origem legítima. Assim, o criminoso, fingindo ser representante de uma operadora de telefonia, oferece atrativas ou exclusivos.

Ainda, solicita informações pessoais do destinatário, como número de telefone, CPF e até mesmo senhas. Com essas informações em mãos, realiza a portabilidade do número para outra operadora, tornando-se livre para cometer fraudes. A seguir, confira como evitar.

Como não cair no golpe da portabilidade?

homem com capuz na cabeça, todo de preto, simulando golpes pela internet ao desbloquear códigos de segurança de celular
Imagem: UnImages / shutterstock.com

Diante disso, a prevenção é a melhor forma de combate a qualquer tipo de golpe e com o da portabilidade não seria diferente. Evitar fornecer informações pessoais para desconhecidos, verificar a identidade de quem lhe solicita informações e checar sua rede de ligação são alguns dos passos que podem protegê-lo.

Além, é , de não associar seu número de telefone pessoal às . Ademais, çar a destas últimas com a de dois fatores.

Veja também:

Banco Inter: o que fazer quando sua solicitação de crédito é RECUSADA?

Contudo, se por acaso acredita ter sido vítima do golpe da portabilidade, o primeiro passo a tomar é entrar em contato com a sua operadora de telefonia. Informar o ocorrido e solicitar o cancelamento da portabilidade. Deve-se também registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, informando todos os detalhes possíveis para a identificação dos culpados e penalizados.

Como reforçar a segurança nas redes sociais?

Em suma, a utilização de aplicativos de verificação de dois fatores, uma forma eficiente de reforçar a segurança de suas redes sociais. Esse tipo de gera códigos aleatórios de uso único para autenticar o login, tornando-o mais .

Além disso, sempre realizar as atualizações de segurança e manter um bom antivírus instalado no dispositivo também são medidas que garantem maior proteção. Por fim, não acesse links desconhecidos, nem preencha formulários em aplicativos e sites, que peçam dados pessoais, sem antes verificar a sua autenticidade.

Imagem: UnImages / shutterstock.com