Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba o que deve fazer quem não declarou o Imposto de Renda

A não entrega acarreta diversas penalidades.

Os contribuintes que não enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 31 de maio, inicialmente, têm o CPF incluso em uma condição de irregularidade. Dessa forma, essa situação irá gerar muitas limitações em suas vidas, como, por exemplo, o cidadão pode ser impedido de prestar concurso público ou solicitar empréstimo.

Entre as consequências mais graves, não enviar a declaração pode acarretar gastos adicionais com advogados e contadores e, até mesmo, prisão por crime federal.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda pode ter novidades: Senado analisa o caso

Por que o número de brasileiros que declaram Imposto de Renda aumenta tanto?

Como descobrir se tenho Imposto de Renda atrasado?

Regularização

Caso o cidadão não tenha conseguido enviar a declaração a tempo, é melhor resolver antes que a Receita Federal tome uma atitude investigativa e o coloque na “malha fina”, que é o procedimento utilizado para investigar suspeitas de crimes tributários e diferentes irregularidades.

Portanto, caso o contribuinte queira regularizar a sua situação, todavia, já tenha esgotado o prazo de envio da declaração, ele pode declarar o Imposto de Renda à Receita Federal em atraso com o mesmo programa gerador. Entretanto, deverá pagar uma multa de 1% ao mês, sendo o valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Caso o cidadão seja obrigado a enviar e não tenha valores a recolher ou restituir, deverá pagar o valor mínimo da multa.

O que acontece se eu não declarar o Imposto de Renda?

Se o contribuinte não enviar a declaração ainda que com atraso, ele será considerado um sonegador de impostos do governo brasileiro.

Neste caso, há várias implicações, além de multas e outras penalidades. O cidadão irá passar por um processo administrativo, a malha fina, onde será investigado cada detalhe das suas movimentações financeiras. Por último, o cidadão será oficialmente acusado de crime de sonegação fiscal, que pode implicar em até cinco anos de prisão.

Portanto, as penalidades aplicadas a quem não entrega a declaração são muito duras e podem gerar muitas complicações. Por isso, é sempre bom entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, então vale a pena estar atento ao período de entrega em 2023.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com