Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba por que você não consegue um cartão de crédito

Afinal, quais os motivos que levam as instituições financeiras a não liberarem o crédito? Saiba mais informações neste post!

O cartão de crédito é uma ferramenta útil para quem quer gastar e só pagar no final do mês. Esse tipo de cartão funciona como um empréstimo a curto prazo, que pode facilitar e muito a vida de seus utilizadores. Para ter acesso a um cartão de crédito, porém, é preciso que uma instituição financeira aprove o pedido do solicitante.

Processo de conceder cartão de crédito considera o histórico financeiro do cliente

Basicamente, ao aprovar um cartão de crédito, a instituição está “confiando” que o cliente terá condições de pagar o que gastou ao final do mês. É por essa razão também que cada pessoa possui um limite de crédito diferente. Para que se estabeleça um limite, leva-se em consideração o perfil e histórico financeiro do indivíduo.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou em um levantamento feito no ano de 2020 que, no ano anterior à pesquisa – 2019 – 21% das solicitações por cartões de crédito foram negadas. Isso tem relação direta com o entendimento do banco acerca da condição do cliente e se ele será capaz ou não de quitar os débitos do cartão.

Por isso, aqueles que não têm o crédito aprovado certamente estão em situação que passa pouca confiança ao credor.

Cartão de crédito: o que diminui suas chances de ser aprovado?

Alguns fatores específicos podem ter relação com a dificuldade em obter um cartão de crédito. Um problema muito comum é o “nome sujo”. Ter o CPF negativado nas listas de birôs de crédito – como Serasa e SPC – dificulta a situação de quem está atrás de um cartão de crédito.

Conseguir empréstimos ou financiamentos também tornam-se missões complicadas. Isso porque um nome negativado é um indício de pouca confiabilidade para as instituições financeiras.

Outra coisa que pode atrapalhar a vida dos solicitantes de cartão de crédito é o histórico de débitos. Mesmo que as dívidas já tenham caducado ou sido quitadas, esses registros ainda podem ser consultados pelas empresas credoras. Um Score Serasa ruim – pontuação entre 0 e 100 atribuída à pessoa com base na sua probabilidade de pagar as dividas – também pode gerar sufoco.

Outras situações como comprovação de renda (para atestar a capacidade de pagar a fatura do cartão) e a situação cadastral dos dados do requerente, tais como endereço e telefone, por exemplo, também podem influenciar na não aprovação do cartão de crédito. É preciso manter os dados atualizados afim de ter o crédito aprovado.

Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com