Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais são as maiores franquias do país; primeiro lugar surpreende

No geral, as franquias presentes no Brasil apresentaram bons resultados durante o ano passado. Veja as projeções!

Recentemente, a Forbes divulgou o ranking com as maiores franquias instaladas no Brasil, com base na pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No período analisado, as empresas do setor alimentício, automotivo, saúde, beleza e bem-estar conseguiram destaques positivos.

Segundo Tom Leite, presidente da associação, o estudo recente aponta resultados importantes com avanços de segmentos e nichos distintos, por meio da implementação de novos modelos de negócio. 

Em 2022, houve um crescimento de 14,3% do mercado de franquias no país com um faturamento que ultrapassa a casa dos R$ 210 bilhões. 

Maiores franquias do país

Confira agora o ranking com as maiores franquias do país e suas respectivas variações anuais. 

  1. Cacau Show: + 33,1%;
  2. O Boticário: + 1%;
  3. Mc Donald’s: + 0,40%;
  4. Colchões Ortobom: + 14,2%;
  5. Odontocompany: + 22,5%;
  6. Subway: – 0,10%;
  7. AM/PM: – 3,6%;
  8. Segura Alta: + 4,3%;
  9. Lubrax +: + 2,6%;
  10. Óticas Carol: 0%. 

A lista não é baseada na variação anual. São os números de operações realizadas que são consideradas para determinar quais são as maiores companhias do Brasil. 

A Cacau Show, que ocupa o primeiro lugar do ranking, conta com mais de 3 mil lojas espalhadas pelo país, além de ser considerada a maior rede de chocolates finos do mundo, segundo as informações que constam no site da empresa. 

Desempenho das franquias 

Segundo o estudo, os principais fatores que contribuíram para o crescimento das franquias estão relacionados ao retorno das atividades presenciais, retomada dos empregos e também ao avanço das plataformas digitais usadas para a função. 

Todos os segmentos que constam na pesquisa apontaram um aumento no faturamento em 2022, sendo que o setor de hotelaria e turismo chamou a atenção com elevação de 24,5%. 

Para 2023, a projeção é de um avanço entre 9,5% e 12% em relação ao faturamento e de 10% no número de unidades.

Veja também o nosso vídeo sobre este assunto:

Imagem: oatawa / Shutterstock.com