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Carnaval 2023 deverá movimentar R$ 8,18 bilhões no turismo do Brasil

Movimentação chega perto da de 2020 – último carnaval antes da pandemia ser decretada.

O Carnaval 2023 será em fevereiro e deve movimentar mais de R$ 8,18 bilhões em receitas. Isto significa um aumento de 26,9% com relação ao ano de 2022, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). 

Conforme a confederação, aproximadamente 85% desse valor deverá ser disponibilizado entre alguns segmentos. Além disso, os outros 15% ficam divididos entre as empresas de lazer e cultura, agências de viagens e aluguel de veículos, por exemplo.

Veja, abaixo, quais são os setores e qual é a movimentação esperada:

  • Transporte de passageiros: R$ 2,35 bilhões;
  • Bares e restaurantes: R$ 3,63 bilhões;
  • Hotelaria e hospedagem: R$ 890 milhões.

Carnaval desde a pandemia de Covid-19

O ano de 2020 teve o último carnaval antes de a pandemia de Covid-19 ter sido decretada oficialmente. Neste ano, o valor recebido pelas empresas chegou a R$ 8,47 bilhões.

Conforme a CNC, houve uma grande queda em 2021 referente a 43% no faturamento do país. Essa porcentagem significou apenas R$ 4,82 bilhões por causa das medidas de restrição.

Em 2022, as pessoas estavam retomando aos poucos a movimentação, graças à vacinação da população. Ainda assim, a receita ficou 24% abaixo comparada a 2020, contabilizando R$ 6,45 bilhões.

Segundo o presidente da CND, José Roberto Tadros, o que pode prejudicar o restabelecimento desses valores é o contexto econômico abaixo do esperado que estamos apresentando atualmente.

“A entrada de turistas estrangeiros nos meses de fevereiro, que é outro termômetro importante do nível de atividade do turismo, foi de 672 mil em 2020, 36 mil em 2021 e 254 mil em 2022. Os gastos foram, respectivamente, de US$ 478 milhões, US$ 211 milhões e US$ 359 milhões”, informou a confederação.

O valor das passagens aéreas aumentou para o Carnaval 2023? 

Por fim, o economista da CNC, Fábio Bentes, afirmou que geralmente a compra desses serviços são em parcelas por causa do valor alto. Por este motivo, o valor das passagens aéreas acaba tendo um aumento nas empresas.

Isso significa um problema para o setor de turismo, o que acaba atrasando o desejo de voltar ao nível que estavam antes da pandemia.

É importante destacar que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou um aumento em nas projeções em 2022. Veja, a seguir, como ficou o faturamento ano passado:

  • Passagens aéreas: 23,53%;
  • Hospedagem: 18,21%;
  • Pacotes turísticos: 17,16% mais caros.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock