Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba qual foi a maior inflação já registrada na história

A maior inflação do mundo foi surpreendente e os preços aumentavam cerca de 150% a cada dia. Veja quando aconteceu e onde foi isso!

A maior inflação da história foi registrada em um mundo devastado pelos efeitos da 2ª Guerra Mundial. A hiperinflação, que acontece quando há um aumento de 50% nos preços dos produtos e serviços, não era capaz de definir a situação econômica da época. 

Inicialmente, o país em questão atuou do lado perdedor do conflito, mas depois decidiu iniciar negociações com as nações do adversário. Em 1946, a taxa inflacionária chegou a 41.900.000.000.000.000%. 

Diante dessa realidade, os preços médios dobravam a cada 15 horas. Isso quer dizer que os húngaros viram seu poder de compra despencar e observavam preços diferentes em várias partes do mesmo dia. 

Resolução do problema na Hungria 

A única solução encontrada pelo governo foi a emissão de uma nova moeda, já que no auge, os valores aumentavam cerca de 150.000% ao dia. Nesse sentido, a Hungria introduziu o florim e as pessoas começaram a jogar a moeda anterior no lixo, uma vez que era impossível encontrar o real valor.

Isso fez com que as pessoas que haviam acumulado fortunas perdessem toda o dinheiro de uma vida toda e fossem obrigadas a recomeçar do zero. A hiperinflação, assim, chegou ao fim. 

Inflação atual brasileira 

Atualmente, a inflação brasileira está em 5,77% no acumulado de 12 meses, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Vale ressaltar que no decorrer do ano passado, a taxa inflacionária do país chegou na casa dos dois dígitos, mas nunca ultrapassou os 15%.

A situação brasileira fez com que o Banco Central iniciasse um ciclo de alta na taxa de juros. Não à toa, a Selic segue em 13,75%, um elevado patamar. A taxa básica de juros é usada como ferramenta para conter o aumento da inflação, uma vez que, com os juros altos, as pessoas consomem menos e os preços tendem a cair.

Maior inflação do mundo

Atualmente, a maior inflação do planeta é a da Argentina, que fechou o ano de 2022 com uma taxa de 94,8%, o maior nível desde 1991. O país da América Latina enfrenta sucessivas crises econômicas. 

Imagem: Dmitry Demidovich / Shutterstock.com