Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quanto custa e como fazer um testamento

O testamento oficializa os desejos do testador após seu falecimento. Veja como funciona o processo de realização do documento e seu preço

O testamento é um documento onde a pessoa relata para onde deseja destinar seus bens após seu falecimento. Ou seja, é uma garantia de que seu patrimônio, ou parte dele, terá o destino que você quer. Isso porque só é possível entregar 50% dos bens para quem não é herdeiro necessário.

A “proteção legítima” assegura que filhos, netos, pais, avós e cônjuge recebam, pelo menos, uma parte do que está listado no testamento. Já a outra metade destina-se a quem o testador bem entender, como amigos ou sócios.

Como fazer

O documento é realizado por meio de instrumento público, sendo reconhecido legalmente. Nele, expressa-se a vontade do testador no que diz a distribuição de seus bens e patrimônio. Ele deve se dirigir a um tabelião e relatar seu desejo. Assim, eles serão escritos e arquivados em um livro próprio com autenticidade e validade assegurada.

Quando finalizado, o Cartório de Notas fica responsável pelo seu armazenamento. Além disso, o local emite uma cópia do documento para garantir sua segurança e evitar a perda, alteração ou destruição acidental do testamento.

Valor de um testamento

O valor do documento varia de acordo com cada cartório, já que cada um tem sua própria tabela de emolumentos, que são as taxas cobradas por cada serviço prestado. O valor médio para a oficialização de um testamento é de R$ 2.194,93, mas ele pode ser até duas vezes maior, caso o tabelião se desloque até a casa do testador.

A especialista em Direito de Família e Sucessões, Vanessa Paiva, destaca a importância de escolher um bom cartório para realizar o processo, já que podem surgir custos adicionais.

“É importante entrar em contato diretamente com o cartório de notas onde você pretende fazer o testamento para obter informações precisas sobre os custos específicos envolvidos. O tabelião poderá informar os valores corretos e detalhados, levando em consideração as particularidades do seu caso”.

Vanessa Paiva

Imagem: Jacob Lund / Shutterstock