Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Salário-Família: Saiba Como Solicitar, Quem tem Direito e o Valor por Dependente

Você já conhece o salário-família? Neste artigo, nós vamos te contar sobre como funciona esse benefício, os requisitos e como solicitar. Veja!

O é uma ajuda financeira importante para muitos brasileiros, pois oferece uma adicional para o sustento e a manutenção da qualidade de vida dos dependentes. No entanto, para acessar este benefício é necessário atender alguns requisitos e seguir os procedimentos de solicitação e manutenção corretamente.

O cálculo toma como base o número de filhos ou indivíduos que dependem do trabalhador. Para os , a solicitação do benefício deve ocorrer diretamente ao , enquanto o trabalhador avulso deve requerê-lo através do ou órgão gestor de mão de obra a que esteja vinculado.

Em casos de trabalhadores em recebimento de , aposentadoria por invalidez ou rural, a solicitação deve acontecer diretamente no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), através do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Como solicitar o salário-família?

Duas mãos segurando o benefício Salário-família em notas de 50 e 100 reais
Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com

A solicitação do salário-família requer alguns documentos:

  • Documento oficial com foto e número de CPF;
  • Termo de responsabilidade;
  • Certidão de nascimento dos dependentes;
  • Caderneta de vacinação (ou equivalente), para dependentes até 6 anos;
  • Comprovação da frequência escolar (para dependentes de 7 a 14 anos);
  • Requerimento do salário-família.

A anual do benefício é feita a partir da apresentação da carteira de vacinação dos dependentes de até 6 anos, em novembro. E a comprovação de frequência escolar é requerida duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro.

Conheça os critérios e o valor do benefício

Para ser elegível ao salário-família, a renda mensal do indivíduo não pode ultrapassar o valor máximo estipulado pelo governo, atualmente de R$ 1655,98. Este valor considera a soma das rendas de todas as atividades realizadas pelo trabalhador.

Veja também:

Atenção motoristas! Uber muda regras para carros, entenda

Se aprovado para receber o benefício, o trabalhador tem direito a uma cota de R$ 56,47 por dependente de até 14 anos. Para dependentes inválidos, não há limite de idade para o recebimento do benefício.

Imagem: rafastockbr/ Shutterstock

No tags for this post.