Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo salário mínimo de 2023 teve aumento de novo?

Novo salário mínimo de 2023 teve aumento de novo? Governo divulgou recentemente o documento com as novas projeções, confira

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem. Na prática, essa decisão traz a sugestão do valor do salário mínimo para 2023. Lembrando que o novo valor entra em vigência já a partir de janeiro do próximo ano.

Além disso, o valor deste salário mínimo considera dados como o PIB e o IPCA do país, importantes para medir a inflação do período. Mas, será que o novo salário mínimo em 2023 terá um novo aumento? Saiba mais a seguir.

Salário mínimo de 2023 terá novo aumento?

Dessa forma, segundo o texto aprovado, o novo salário mínimo passará de R$ 1.212 para R$ 1.294. Isso representa um aumento de 6,7% em relação ao valor de 2022. Contudo, esse valor do novo piso nacional não apresenta ganhos reais para o trabalhador. O reajuste é feito apenas para compensar o valor de compra perdido com a inflação, que está em patamar elevado nos últimos anos.

Então, o valor aprovado para o salário mínimo de 2023 é apenas uma projeção. Pode ser que, nos próximos meses, a correção seja atualizada novamente, conforme a inflação atual. Mas, em todo caso, o Governo Federal já indica que, com a correção do salário mínimo de acordo com o percentual do INPC, não dará um aumento real para os brasileiros.

Por fim, é como se o seu aumento de salário mínimo servisse apenas para compensar o poder de compra perdido no ano. Na prática, você não poderá comprar mais coisas do que já comprava. Portanto, o reajuste do salário mínimo não mudará muito na vida do brasileiro. Agora, é preciso esperar para saber se o valor sofrerá novos reajustes, ou ficará na projeção atual.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com