Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Salários REDUZIDOS? Entenda como funciona a polêmica semana com 4 dias úteis

A iniciativa da semana com 4 dias úteis busca o aumento na produtividade. Veja o que essa nova modalidade traz por aí

Testada e adotada em diversos países do mundo, a semana de 4 dias úteis chegou ao Brasil e vem sendo implementada como teste. Assim, as empresas estão verificando como se dá essa jornada de trabalho reduzida. 

A semana de quatro dias começará a ser implementada oficialmente por empresas brasileiras no segundo semestre deste ano. A 4 Day Week Global, comunidade sem fins lucrativos, é a responsável pela iniciativa que apoia a mudança das jornadas de trabalho de cinco para quatro dias por semana. 

Como funciona essa jornada?

A 4 Day Week Global trabalha com o modelo 100 – 80 – 100, ou seja, manter 100% do salário, mas reduzir o tempo de trabalho para 80% para, assim, obter 100% de produtividade. 

A redução na jornada de trabalho pode acontecer de várias formas e cada empresa decide como irá reduzir esse tempo. Renata Rivetti, fundadora da Reconnect Happiness at Work, explica a aplicação desse método pode ser diversa. Por exemplo, a empresa pode optar por 5 dias de trabalho com carga horária reduzida, ou 4 dias com o horário normal. 

Entretanto, independentemente da escolha da empresa, a carga horária semanal trabalhada é diminuída de 40 para 32 horas. “Não há uma fórmula única. Cada empresa encontra seu desenho de semana ideal a partir das experiências nos pilotos”, diz Renata. 

Resultados

Renata declara que os resultados da diminuição da carga horária laboral apresentaram resultados positivos que ultrapassam o ambiente de trabalho. “É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para todos nós como sociedade”, disse. 

No Reino Unido, um estudo feito com 61 empresas que testaram a semana de 4 dias mostrou que, das empresas participantes, 92% continuaram com o horário reduzido e, após seis meses da adoção da medida, o índice de estresse entre os funcionários diminuiu 71%. 

Implementação no Brasil

Dessa forma, o projeto piloto para redução da carga horária no Brasil acontecerá a partir de setembro e será conduzido pela 4 Days Week Global e o Boston College. A Reconnect Happines at Work, empresa brasileira que estuda a felicidade no ambiente de trabalho, também é parceira no projeto. A empresa que se interessar pelo projeto pode participar se inscrevendo pelo site, clicando aqui. Companhias de todos os tamanhos podem se inscrever.

Imagem: Chinnapong / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital