Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander anuncia recompra de ações e aumento em dividendos por ações; saiba mais

O Banco Santander anunciou nesta segunda-feira (19) que realizará medidas quanto a compra de ações e aumento de dividendos. Entenda!

Nesta segunda-feira (19), o Santander divulgou um novo programa de recompra de ações. Logo, avalia-se que o valor será de 1,46 bilhão de euros. Além disso, o banco afirmou que os dividendos por ação de 2023 terão um aumento em torno de 50%.

As operações de recompra começarão na terça-feira, após obtenção da necessária autorização regulatória. Devido a estas notícias, as ações do Santander tiveram uma valorização de mais de 2%, embora na última sexta-feira estivessem avaliadas com uma depreciação de aproximadamente 5%. Continue a leitura!

Compra de ações e dividendos pelo Santander

Fachada de uma agência do Santander
Imagem: Grand Warszawski / shutterstock.com

Conforme declaração do Santander, o preço médio de compra das ações não excederá 4,76 euros. Supondo um preço médio de 3,95 euros, o número máximo de ações a serem adquiridas será de 369,3 milhões. Este número é equivalente a 2,33% do capital do banco espanhol.

Ademais, o banco comunicou que submeterá a aprovação em assembleia geral anual, que deve acontecer em 22 de março, um dividendo final em dinheiro para 2023 de 0,095 euro por ação. Portanto, o montante total de dividendos em dinheiro por ação para o ano de 2023 será de 0,176 euro.

Estas novas medidas de distribuição de lucros estão sendo tomadas após o Santander alcançar um lucro líquido recorde de 11,08 bilhões de euros em 2023.

O que diz o banco?

Por sua vez, a presidente executiva do Santander, Ana Botín, afirmou que o banco tem a expectativa de atingir um retorno sobre o patrimônio tangível (uma forma de medir a lucratividade) de 16% em 2024.

Com esses novos pagamentos, o índice de pagamento do Santander (a proporção dos lucros distribuídos aos acionistas) aumenta de 40% para 50%. Esta medida está em concordância com a nova política de remuneração, anunciada em fevereiro.

Veja também:

Mais de 200 mil passaram a receber quase R$ 690 no CAIXA Tem; confira como ter direito

Ademais, o dividendo final em dinheiro terá seu pagamento em 2 de maio. Com isso, a remuneração aos acionistas referente aos resultados de 2023 totalizará mais de 5,5 bilhões de euros, segundo informações do banco.

Imagem: Grand Warszawski / shutterstock.com