Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander comemora marca expressiva após crise em 2023; situação não está resolvida

O Banco Santander passou por momentos de crise em 2023, no entanto, apresentou bons resultados em seu último relatório. Confira!

O Santander Brasil (SANB11) sinaliza uma recuperação após momentos de crise em 2023, embora os desafios persistam. O banco lançou seu relatório de resultados para o terceiro trimestre de 2023 (3T23).

Isso marcou o início da temporada de divulgação de resultados para o setor bancário. Embora os números de receita não tenham impressionado, a melhora na qualidade dos ativos chamou a atenção dos analistas de mercado.

As ações do Santander abriram a sessão com um ganho de mais de 3%. Contudo, ao longo da primeira hora de negociação, perderam esses ganhos e fecharam o dia com uma queda de 1,75%, a R$ 26,99.

Santander tem menos clientes inadimplentes

fachada do banco Santander

Depois de 18 meses de deterioração na qualidade dos ativos, o banco observou uma queda na inadimplência em relação ao trimestre anterior. A taxa de inadimplência em operações de crédito vencidas há mais de 90 dias foi de 3% no trimestre anterior, abaixo dos 3,3% registrados antes.

As despesas com provisões para perdas com inadimplência também diminuíram. Elas totalizaram R$ 5,62 bilhões no período, representando uma queda de 6% em comparação com o segundo trimestre.

No entanto, as margens diminuíram em relação ao trimestre anterior e, embora tenham aumentado em contraste com 2022, não conseguiram compensar o aumento das despesas do banco.

CEO do Santander expressa otimismo após momento de crise em 2023

O CEO do Santander, Hector Grisi, expressou otimismo durante a conferência de resultados. Grisi afirmou que espera uma melhora na margem financeira da unidade brasileira no trimestre atual, em comparação com o terceiro trimestre.

Dessa forma, o Santander manteve sua estratégia de concessão de crédito mais seletiva nos últimos 3 meses, concentrando-se em produtos com garantias e clientes de menor risco. Essa abordagem impactou as margens, que diminuíram 1,2% no trimestre. 

Veja também:

Cartão de crédito aprovando limite até para negativados: veja como pedir

A maioria dos analistas permanece cautelosa em relação às ações do Santander, com recomendações que variam de “desempenho abaixo da média” a “neutra”. Apesar das melhorias, a situação do banco ainda é considerada desafiadora em comparação aos seus concorrentes.

Imagem: photocritical/ Shutterstock.com