Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque-aniversário e consignado devem existir simultaneamente, diz varejo e financeiras

Associações financeiras defendem a manutenção do saque-aniversário do FGTS. Elas acreditam que a modalidade é vantajosa.

Um posicionamento conjunto das principais associações representativas do setor financeiro reacende o debate sobre o futuro do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A saber, a Associação Brasileira de Credito Digital (ABCD), a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Associação Nacional de Bureaus de Credito (ANBC) emitiram uma carta aberta ao Congresso Nacional e à Presidência da República. Nela, elas defendem a manutenção desta modalidade de saque.

Saque-aniversário é benéfico para ampliar concorrência, afirmam associações

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Para as associações financeiras, o saque-aniversário do FGTS é uma ferramenta essencial para ampliar a concorrência no mercado e garantir a liberdade de escolha do trabalhador.

Ademais, destacam que esta modalidade contribui significativamente para a estabilidade financeira das famílias e o crescimento econômico do país.

Desde sua implementação em 2019, o saque-aniversário do FGTS conquistou a adesão de mais de 34,5 milhões de trabalhadores. Em 2023, foram registradas cerca de 19 milhões de operações, demonstrando a relevância e aceitação dessa opção entre os brasileiros.

Modalidade do FGTS possibilita antecipação de recursos

A saber, uma das vantagens destacadas pelas associações é a possibilidade de antecipação de recursos proporcionada pelo saque-aniversário. Isso porque esse benefício tem se mostrado uma alternativa de crédito importante e acessível para os trabalhadores, especialmente em momentos de necessidade financeira.

Além da antecipação de recursos, as associações ressaltam que a operação tem juros limitados a 1,79% ao mês. Ou seja, uma das taxas mais baixas do mercado de crédito pessoal.

Por isso, muitos trabalhadores têm utilizado essa modalidade para gerenciar suas finanças e quitar dívidas com custos mais acessíveis.

Crédito consignado privado deve ser complementar ao saque-aniversário

Além disso, as associações enfatizam que o crédito consignado privado desempenha um papel complementar ao saque-aniversário do FGTS.

Em suma, as instituições reconhecem a importância desse tipo de crédito e defendem reformas para torná-lo mais acessível aos trabalhadores, sem que isso implique na extinção do saque-aniversário, ressaltando a necessidade de um debate independente sobre o assunto.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com