Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque do FGTS: 3 formas de resgatar seu dinheiro sem ter sido demitido

Não foi demitido, mas precisa de dinheiro? Conheça as 3 formas legais de sacar o FGTS e ter mais tranquilidade financeira!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros, que permite o depósito de uma quantia mensal em uma conta vinculada, para ser utilizada em situações específicas. O saque pode ser feito em casos como demissão sem justa causa, aposentadoria ou doenças graves.

No entanto, existem outras formas de resgatar o dinheiro do FGTS, mesmo sem ter perdido o emprego. Porém, o trabalhador deve estar atento aos requisitos necessários para fazer o saque, além de apresentar os documentos corretos para comprovar a situação em que se enquadra. Saiba mais, a seguir.

Compra da casa própria

Uma das possibilidades de saque do FGTS é para a compra da casa própria. Para isso, necessita ter pelo menos três anos de trabalho com carteira assinada e um saldo disponível na conta vinculada. Além disso, é necessário apresentar os documentos adequados para comprovar a intenção de usar o dinheiro para a aquisição do imóvel.

Assim, esse saque pode ser utilizado para a compra de um imóvel novo ou usado, desde que o valor total não seja maior que o limite definido pelo Sistema Financeiro de Habilitação (SFH). Ademais, o solicitante não pode ter outro imóvel residencial na mesma região. No mais, o local onde será comprado deve ser na mesma cidade que o colaborador exerce sua função.

Aposentadoria

Outra forma de resgatar o dinheiro do FGTS é quando o trabalhador se aposenta. Nesse caso, precisa ter ao menos 70 anos e ter contribuído com o FGTS por pelo menos três anos. Assim, o saque pode ser feito de uma só vez, respeitando o limite máximo estabelecido pela Caixa Econômica Federal. Além disso, também é possível solicitar o saque do FGTS mensalmente, como complemento da aposentadoria.

Doença grave

Por fim, outra alternativa para fazer o saque é em caso de doenças graves. Entretanto, precisa apresentar laudos médicos comprovando a situação e o impacto financeiro que a doença está causando. E, então, o saque pode ser feito de uma só vez ou de forma parcelada, dependendo da avaliação da Caixa Econômica Federal. Desse modo, algumas das doenças permitidas são:

  • AIDS;
  • Problemas no coração;
  • Fígado;
  • Rins;
  • Pulmão e câncer.

Imagem: Dragana Gordic / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital