Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Score de crédito baixo mesmo sem dívidas? Entenda o que pode ser

Está sem nenhuma dívida mas ainda não tem um Score alto? Saiba a razão disso acontecer e conheça formas de aumentar sua pontuação!

O Score de crédito é uma pontuação que interfere diretamente na sua vida financeira. Uma das formas de aumentar seu Score é pagar suas dívidas em dia e não deixar seu nome ficar negativado. Mas e se você não estiver devendo e ainda assim seu Score estiver baixo?

Na verdade, ainda que estar com o nome limpo seja um dos fatores mais relevantes na elaboração do seu Score, ele não é o único. Isso quer dizer que existam outros motivos que podem estar gerando uma pontuação mais baixa.

Score: o que é levado em conta?

Antes de mais nada, saiba que cada empresa de proteção ao crédito pode atribuir um Score diferente para você. Isso acontece porque atuam separadamente. Ainda assim, os critérios são semelhantes, então a nota tende a ser aproximada em todos os casos.

Vamos usar os critérios do Score Serasa, um dos que mais impacta o mercado e costuma ser consultado pelas empresas credoras. A Serasa estabelece quatro critérios – com pesos diferentes – para calcular o Score dos consumidores. Confira o quadro abaixo:

CritérioPeso no cálculo do Score
Compromisso com o crédito55%
Registros de dívidas e pendências33%
Consultas ao CPF6%
Evolução financeira6%

Como você pode perceber, talvez algum dos outros critérios possam estar afetando negativamente seu Score, ainda que você não esteja inadimplente. Existem algumas dicas que podem ajudar você a melhorar sua pontuação.

Aumente seu Score!

Para aumentar seu Score você deve levar em consideração todos os fatores que são julgados pela Serasa para fazer sua avaliação. O “compromisso com o crédito”, por exemplo, se refere a sua capacidade de pagar as contas em dia, se atentando às datas de vencimento das faturas.

Quanto às “consultas ao CPF”, a Serasa afirma que pode ser um indicativo de desorganização financeira. Eles entendem que um número alto de consultas pode ser porque a pessoa fez muitos pedidos de crédito seguidos. Evite isso se quiser ter um Score mais alto.

Por fim, é levado em consideração também a sua “evolução financeira”. Mas o que significa isso? Basicamente, ter um relacionamento mais duradouro com o mercado de crédito, fornecendo ampla margem de informações, vai gerar um Score maior.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com