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Score de crédito da Serasa agora inclui seus dados bancários; veja se seu score subiu

Agora, a Serasa pode calcular o seu score de maneira diferente, influenciando as suas ofertas de crédito; veja se a sua pontuação mudou!

A evolução do mercado financeiro trouxe mais uma atualização significativa para os consumidores: a Serasa, uma das principais referências em crédito do Brasil, está redefinindo a maneira como avalia o perfil de crédito dos consumidores.

A partir desta segunda-feira (14), os dados bancários podem influenciar na sua pontuação de crédito. O Score da Serasa é uma métrica que ajuda empresas e instituições financeiras a avaliarem o risco de crédito de um consumidor. Com a integração das informações bancárias, o sistema se torna ainda mais refinado.

Embora seja opcional, compartilhar os dados pode ser interessante no acesso ao crédito, pois mostra para a Serasa a sua conduta financeira. Até o momento, é possível compartilhar dados de seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Santander, Nubank, Itaú, Sicoob e Bradesco. Mas, o que exatamente muda?

Entenda o que muda no cálculo da Serasa

Antes, o score da Serasa levava em consideração principalmente compromissos de crédito, dívidas, consultas ao CPF e a evolução financeira do usuário. Com a atualização, informações detalhadas como salário, saldo disponível, limites de crédito, pagamentos, recebimentos e até mesmo detalhes sobre cheque especial serão considerados. O objetivo é tornar a avaliação mais abrangente e justa.

A gerente do Serasa Score, Amanda Castro, ressalta que essa transformação beneficiará principalmente os consumidores que estão dando seus primeiros passos na jornada financeira ou aqueles que têm uma boa conduta financeira, mas utilizam pouco os serviços de crédito.

No entanto, é crucial lembrar que, com mais informações sendo avaliadas, o Score pode oscilar com maior frequência, dependendo das ações financeiras do consumidor.

Como saber se o meu score subiu?

Caso você tenha optado por compartilhar os seus dados bancários e esteja curioso para saber como essa mudança impactou seu Score, o processo é simples. Primeiro, acesse o aplicativo (disponível em Android e iOS) ou realize o cadastro, ou login, e sua pontuação estará visível na tela. Com a conexão bancária ativa, o consumidor pode conferir o impacto no Score dentro de 24 horas.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com