Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA: cartões de crédito estão com os dias contados; entenda o que diz o presidente do Banco Central sobre isso

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, sugeriu que o cartão de crédito pode acabar em breve. Saiba mais!

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou que os cartões de crédito não terão mais necessidade de uso no futuro. Isso porque a autoridade financeira do país estuda outras formas de oferecer esse serviço.

Um dos métodos de pagamento em análise pelo BC inclui operações realizadas por meio do Pix, por exemplo. As afirmações foram feitas na última sexta-feira (11). Leia mais sobre o assunto a seguir.

Cartão de crédito pode acabar no futuro, diz BC

Em um evento promovido pela Associação Comercial do Paraná, em Curitiba, Campos Neto debateu sobre a possibilidade dos brasileiros são precisarem mais utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento.

“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a fazer crédito no Pix. Então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, declarou Roberto Campos Neto.

Outro ponto abordado no evento foi o fim do rotativo do cartão de crédito. O presidente do BC diz ter tomado um “puxão de orelha” por ter tratado do tema publicamente em uma audiência de prestação de contas no Senado Federal. A proposta ainda está em fase de estudos e sendo discutida com o Ministério da Fazenda, as instituições financeiras e associações de empresários.

BC quer lançar um agregador financeiro

Além da proposta do Pix Crédito, Campos Neto anunciou outra solução tecnológica: um agregador financeiro. Esse aplicativo tem como objetivo reunir diversos produtos e serviços bancários em uma só plataforma, eliminando a necessidade de baixar vários aplicativos específicos para diferentes instituições bancárias.

Com essa iniciativa, o presidente do BC afirmou que esse recurso poderá centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real, tornando mais fácil a gestão financeira para os usuários que possuem contas em múltiplos bancos.

Imagem: Amnaj Khetsamtip / shutterstock.com