Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Score de crédito é reduzido por antecipar o pagamento do cartão?

Entenda se o score de crédito do consumidor é reduzido após ele antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito.

A pontuação de crédito é uma ferramenta valiosa no mercado financeiro. O score está presente na avaliação da concessão de crédito para seus clientes, seja para um empréstimo, financiamento imobiliário ou a aprovação de um limite de crédito no cartão.

Ao portal Inteligência Financeira, Amanda Castro, gerente de score da Serasa, Amanda Castro, explicou o cálculo do score (importante para o cartão). De acordo com ele, trata-se de um número calculado que serve como indicador de risco na hora de conceder um empréstimo para determinado cliente. 

O cálculo é baseado em diversos fatores e tem passado por mudanças ao longo dos anos. Na Serasa, por exemplo, o cálculo é feito considerando: compromisso com o crédito (peso 55%), registro de dívidas e pendências (33%), consulta de empresas ao CPF  6%) e evolução financeira (6%).

Score diminui por conta da antecipação do pagamento do cartão?

Existem muitas informações circulando sobre o score de crédito, algumas verdadeiras e outras nem tanto. Alguns mitos incluem a ideia de que antecipar o pagamento da fatura do cartão reduz o score ou que colocar o CPF na nota fiscal também tem esse efeito. Ambas são falsas, de acordo com Amanda.

Veja também:

Saiba como cancelar um Pix agendado no Banco do Brasil

Outras verdades incluem o fato de que ter muitas consultas ao CPF pode derrubar o score, por indicar uma busca excessiva por crédito. Entretanto, isso tem impacto reduzido, já que as consultas ao CPF compõem apenas 6% do cálculo do score.

Diversos cartões de crédito empilhados sobre um teclado.
Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com

Como a Serasa classifica as pontuações?

A consulta do score de crédito pode ser feita de forma gratuita nas empresas que o calculam, como Boa Vista SCPC, Quod, Serasa e SPC Brasil. A Serasa, por exemplo, classifica as pontuações em quatro categorias:

  • muito baixo (0 a 300 pontos);
  • baixo (301 a 500);
  • bom (501 a 700);
  • excelente (701 a 1000).

Melhorar o score de crédito envolve basicamente manter um bom relacionamento com o crédito, evitar inadimplências (pagar a fatura do cartão antes do vencimento), limitar as consultas ao CPF e acompanhar a evolução financeira. Contudo não existem fórmulas mágicas. Cada caso é único, por isso é importante entender como o sistema funciona e buscar aconselhamento financeiro se necessário.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com