Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro de automóvel pode ficar mais barato a partir de setembro

Com a flexibilização do seguro de automóvel, vai ser possível escolher os itens da cobertura

Diante da alta do custo de vida, aumento no preço dos alimentos, do combustível, do gás de cozinha e da inflação, ao menos uma notícia boa: o preço do seguro de automóvel deve reduzir. De acordo com uma nova regra da Susep, a flexibilização nas normas deve dar mais opções na hora da contratação do serviço, a partir de amanhã (01). 

Seguro de automóvel pode ficar mais barato a partir de setembro

Com a flexibilização do seguro de automóvel, vai ser possível escolher os itens da cobertura, vincular a apólice ao motorista (e não ao carro). Bem como decidir qual o valor que deseja cobrir, por exemplo. A mudança deve disponibilizar opções mais baratas ao consumidor. Dessa forma, também deve aumentar o número de brasileiros que fazem adesão ao seguro de carro. 

De acordo com José Varanda, professor da ENS, o texto flexibiliza as regras. Entretanto, não obriga as seguradoras a oferecerem os novos modelos de contratação de seguro de automóvel. “A seguradora não é obrigada a criar um produto que não tem interesse de comercializar, mas acredito que as empresas vão oferecer as novas opções, porque elas querem aumentar o número de contratações”.

Além disso, o preço final vai depender dos produtos que as seguradoras elaborarem a partir das novas regras, bem como dos novos serviços que o consumidor decidir contratar em sua apólice do seguro de automóvel. Segundo Tiago Moraes, diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, “Quando começaram a cobrar pela bagagem no avião, por exemplo, disseram que a passagem ia ficar mais barata, mas isso não aconteceu. Então vamos ver como vai ser com os seguros”.

Por fim, para a Susep, a alteração deve trazer um ambiente mais competitivo. Além disso, tem o potencial de atrair novos clientes ao setor. É dito isso, pois em 2019, apenas 16% da frota no Brasil, tinha cobertura de seguro de automóvel. 

Principais mudanças

Abaixo, é possível conferir um quadro com as principais mudanças no seguro de automóvel:

Processo atual Como deve ficar a partir das novas regras
Identificação do veículo na apólice Seguro passa a ser vinculado ao motorista e não ao veículo
Pacote de coberturas criado pela seguradora Consumidor vai poder escolher as coberturas que desejar
Apólice leva em conta o valor total do carro, de acordo com a tabela Fipe Segurado vai poder optar por uma cobertura parcial
Seguro não cobria acidentes com terceiros em carros alugados Como cobertura pode estar ligada ao motorista, adiciona a possibilidade de cobrir acidentes com terceiros
No sinistro, as peças devem ser novas e originais Há a possibilidade de usar peças usadas e não originais

 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jakub Krechowicz / shutterstock.com