Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro-desemprego pode ser estendido para mais dois meses; entenda!

Novo Projeto de Lei encaminhado à Câmara dos Deputados vem para atender trabalhadores afetados pela pandemia.

Em um Projeto de Lei aprovado pelo Senado, os trabalhadores poderão ter acesso a mais dois meses de seguro-desemprego. A alteração agora deve seguir para a Câmara dos deputados e, sendo aprovada, beneficiará aqueles que perderam o emprego recentemente. 

A medida adotada no Projeto de Lei 642/2020 é que, em caso de infecção por Covid-19, o trabalhador vai garantir mais dois meses de seguro-desemprego.

Segundo o Projeto de Lei, a intenção é aliviar o peso que acaba caindo sobre os trabalhadores por conta dos impactos da pandemia global causado pela Covid-19. Durante esse período, milhares de brasileiros perderam emprego e tiveram dificuldade de se realocar.

Como conseguir o seguro-desemprego

Para quem se enquadra na situação de desempregado, existem duas maneiras de realizar o pedido. É possível ter o benefício concedido por meio do site do Governo Federal ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

Acessando qualquer uma das plataformas, o trabalhador deve informar o CPF, RG, e alguns outros dados, que poderão ser fornecidos pela empresa em que trabalha, ou trabalhou, no processo de rescisão do contrato. 

Por fim, após concluir o cadastro com todas as informações necessárias, a aprovação ficará disponível dentro de um intervalo de 30 dias. 

A nova proposta foi definida pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que, junto ao ex-senador José Serra, trouxeram à luz essa medida para conter a falta de amparo de milhares de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho. 

Sendo aprovada pelo Câmara dos Deputados, a lei começa a vigorar ainda dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro. Mas tudo indica que a proposta deve seguir em pleno funcionamento durante os próximos anos, que serão de responsabilidade do novo Ministro do Trabalho, a ser escolhido pelo próximo presidente da República, Lula.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com