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Sem limite no cartão? Saiba o que fazer para não ter sua compra negada

O limite do seu cartão de crédito é insuficiente? Veja o que fazer para não ter sua compra negada por falta de limite!

Muita gente que usa cartão de crédito no dia a dia se depara com o seguinte problema: limite insuficiente. E muitas vezes, ao solicitar mais limite de crédito, o banco pode não atender ao pedido ou demorar para realizar a concessão.

No entanto, existe um recurso que tem se tornado cada vez mais comum nas instituições financeiras brasileiras: a chamada autorização parcial.

Ela permite que, caso uma compra exceda o valor disponível de limite, ainda seja aprovada, evitando, assim, que o cliente passe pelo constrangimento da transação negada. Confira mais detalhes a seguir!

Pouco limite no cartão? Conheça a ‘autorização parcial’

O recurso funciona da seguinte forma: ao tentar pagar uma compra, o banco ao qual pertence o cartão de crédito avisa ao cliente, por meio de notificação, que o valor disponível de crédito é insuficiente para completar a transação.

Assim, o consumidor pode optar por pagar parte do produto com o limite disponível e o restante com outro meio de pagamento.

O objetivo dessa ferramenta, além de diminuir a situação de constrangimento que acontece ao se ter a compra negada, é aumentar a taxa de conversão de compra dos estabelecimentos. Assim, todo mundo ganha.

A novidade ainda é alvo de discussão para diversas marcas, que mencionam a importância de que várias instâncias concordem com a disponibilização do novo recurso no mercado.

Para disponibilizar a ‘autorização parcial’, é necessária aprovação das empresas de maquininhas de cartão e de, pelo menos, a maioria dos bancos e fintechs.

Sucesso de uso

Segundo a diretora-executiva de soluções da Visa, Elaine Marinelli, a empresa aderiu à solução e foi um sucesso. “A autorização parcial reduz o desconforto da transação negada. Temos visto um crescimento expressivo do uso”, relata Marinelli.

Só no ano passado, cerca de 1,5 milhão de compras foram finalizadas com a ajuda da autorização parcial. Apesar da parte burocrática do projeto, o gerente de produtos da Cielo reafirma o sucesso da implementação no mercado:

“Entendemos que a aceitação foi muito boa. Quando olhamos as reclamações recebidas, esse ponto não aparece, o que mostra que não houve dificuldades”, argumenta ele.

Atualmente, a maioria das empresas já aderiu à modalidade nos estabelecimentos brasileiros, cada uma com suas condições específicas. Agora, estudam a possibilidade de levar o projeto para as compras realizadas na internet.

Imagem: Jacob Lund / Shutterstock