Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS suspendeu seu benefício? Entenda o motivo

Milhões de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suspensos anualmente. No entanto, antes do segurado ter o pagamento suspenso, ele recebe algum tipo de comunicado.

Dessa forma, caso o segurado receba alguma carta, deve entrar em contato o quanto antes com o INSS. Todavia, vale destacar que ter o benefício suspenso não significa que ele foi cancelado. Entenda os possíveis motivos para a suspensão:

Possível fraude no INSS

Regularmente, o INSS realiza a operação pente-fino em todos os benefícios pagos pelo órgão, com o intuito de verificar se há alguma irregularidade.

Assim, caso a autarquia encontre algum indício de fraude, o usuário receberá um comunicado para que compareça ao instituto e apresente sua defesa, podendo ser um documento ou mesmo um resultado de perícia.

Ausência nas perícias médicas

Aqueles que são beneficiários por incapacidade de trabalho, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, devem comparecer ao INSS sempre que forem convocados para passar por perícia médica e manter o benefício.

Então, em caso de não comparecimento, o pagamento da quantia pode ser suspenso.

Benefício de Prestação Continuada

Um dos critérios mais importantes para que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não seja suspenso é manter os dados do Cadastro Único atualizados. Sendo possível realizar a atualização em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade do beneficiário.

Portanto, toda alteração na composição familiar, seja nascimento, óbito ou alteração na renda, devem ser comunicados, pois caso isso não ocorra o benefício é suspenso e depois de 60 dias é cancelado.

Saque do benefício

O benefício do INSS pode ser suspenso caso o segurado não resgate o valor em 60 dias. Já que, assim, a autarquia pode interpretar que a pessoa faleceu e então cortar o pagamento. Dessa forma, para reativar o benefício será preciso acessar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Imagem: fizkes/shutterstock.com