Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu nome está no SPC? Então temos uma ótima notícia para você

Milhões de brasileiros inadimplentes com o nome do SPC poderão, em breve, aproveitar essa grande oportunidade. Confira!

De acordo com o Mapa de Inadimplência do Serasa, atualmente, a quantidade de pessoas com o nome sujo aumentou. Somente de abril a maio, cerca de 732 mil pessoas entraram para a lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Diante disso, após alguns meses de espera, o Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad, atualizou as informações sobre o programa Desenrola. Dessa forma, a Medida Provisória (MP) será editada para que o programa seja lançado no próximo mês. 

As pessoas inadimplentes que recebem até dois salários mínimos de renda mensal poderão negociar suas dívidas, desde que elas sejam no valor de até R$ 5 mil. Com essa renegociação, o nome do cidadão não estará mais no SPC.

Por que o Desenrola está demorando?

Nas últimas semanas, o lançamento do programa sofreu adiamentos consecutivos. Isso ocorreu devido ao processo de desenvolvimento do sistema informático pela B3, a bolsa de valores brasileira, responsável pela implementação das renegociações com os credores. 

O objetivo era garantir que o sistema estivesse devidamente elaborado e pronto para que os credores pudessem aderir ao programa. Portanto, o ministro justificou os adiamentos mencionando a necessidade de cumprir uma série de providências burocráticas, antes da abertura do sistema.

Essas medidas, portanto, são essenciais para garantir a efetividade e a segurança do programa, assegurando que todas as etapas e procedimentos estejam corretamente estabelecidos. Além disso, de acordo com Haddad, ainda há muito a fazer antes do lançamento definitivo do Desenrola.

Como vai funcionar o programa?

O programa Desenrola será operado no formato de um leilão, no qual os credores terão a oportunidade de oferecer o maior desconto possível em relação aos valores devidos.

Dessa forma, a lógica por trás disso é que eles terão um estímulo adicional para conceder descontos significativos, com a garantia do Tesouro Nacional. Sendo assim, isso representa uma segurança adicional para os credores, uma vez que o governo assume a responsabilidade de honrar os pagamentos acordados no programa. 

imagem: rafapress / shutterstock.com