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Seu pagamento do Bolsa Família pode ser bloqueado a partir de janeiro; entenda agora

O depósito do Bolsa Família poderá ser bloqueado pelo governo em determinadas circunstâncias. Saiba mais e fique atento!

A partir de janeiro de 2024, uma nova medida entrará em vigor com possibilidade de ter o Bolsa Família bloqueado. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou que, devido à inconsistência de dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico), ocorrerão bloqueios nos pagamentos.

A pasta afirma que essa medida tem como objetivo melhorar a gestão do programa assistencial. Vale lembrar que foi relançado neste ano com o intuito de assegurar que os benefícios cheguem àquelas pessoas que realmente necessitam. 

Quais as implicações no programa com o CPF irregular?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a situação de CPF suspenso ou cancelado junto à Receita Federal, ou até mesmo uma divergência de titularidade, são condições que poderão deixar o Bolsa Família bloqueado.

Dessa forma, a verificação da situação do CPF e sua regularização tem se mostrado cada vez mais necessárias para evitar tais transtornos. Vale salientar que a inconsistência não se restringe apenas ao CPF do titular, podendo um integrante qualquer da família necessitar regularizar o documento.

Mão segurando celular com a logo do Bolsa Família.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como lidar com o Bolsa Família bloqueado?

A condição “suspensa” de um CPF indica que o cadastro está incorreto ou incompleto. Sendo assim, para regularizar a situação, é fundamental atualizar as informações pessoais no CPF. Isso pode ser feito pelo site da Receita Federal ao selecionar as opções “Meu CPF”, “Atualizar CPF” e em seguida em “Etapas para realização deste serviço”. 

Após a regularização, o passo seguinte é a atualização no CadÚnico para retomar o pagamento do Bolsa Família. Além disso, o governo providenciará alertas para as famílias, comunicando sobre a situação e como regularizar o problema. Tal comunicação será veiculada no extrato de pagamento do Bolsa Família, no aplicativo do programa e no Caixa Tem.

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Por fim, para auxiliar a população sobre dúvidas referentes ao CPF ou ao programa, foi disponibilizado o Disque Social 121.

Imagem: rafapress / shutterstock.com