Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

40% dos trabalhadores devem usar o 13º salário para pagar dívidas, aponta pesquisa

4 em cada 10 brasileiros, isto é 40%, planejam utilizar o 13º salário para negociar dívidas. Veja mais detalhes do levantamento!

Na próxima quarta-feira (20), termina o prazo para que os empregadores paguem a última parcela do 13º salário a seus funcionários. Diante disso, neste mês de dezembro, a Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, realizou uma pesquisa sobre o que os brasileiros pretendem fazer com o abono natalino.

Dessa forma, o levantamento mostrou que 71% dos brasileiros planejam com antecedência como irão utilizar o pagamento extra. Além disso, 4 em cada 10 brasileiros, isto é 40%, planejam utilizar o 13º salário para negociar dívidas. Veja mais detalhes do levantamento!

Uso do 13º salário

De acordo com a pesquisa da Serasa, 78% dos trabalhadores pretendem gastar o valor total ou parte do 13º salário, sendo que, como dito anteriormente, 40% usarão a gratificação para quitar dívidas. Ademais, 24% dos entrevistados usarão para pagar contas básicas e 16%, para o pagamento de gastos de início de ano (como IPVA e IPTU).

Segundo Aline Maciel, gerente da Serasa, nessa época do ano, os trabalhadores têm que lidar com diversos gastos extras. Assim, de acordo com ela, “o 13º salário pode ser uma boa oportunidade para organizar as contas”.

Carteira de trabalho posicionada em cima de notas de dinheiro, representando o 13º salário
Imagem: Orlando Neto / Shutterstock.com

Outros destinos do abono natalino

Em contrapartida, 77% dos consumidores afirmam que pretendem guardar todo ou parte do 13º salário, sendo que 29% deles planejam utilizar a quantia para criar um fundo de emergência. Também foi apontado pelo estudo que 28% pretende criar uma reserva para investimentos, 19% poupança, 12% comprar um carro e 12% comprar a casa própria.

Veja também:

Vivo libera ofertas imperdíveis de Natal; confira agora

No entanto, 6 em cada 10 brasileiros afirmam que nunca conseguem guardar todo o valor do 13º salário. Para Aline, isso acontece pois o planejamento ainda não é uma realidade para todos os brasileiros. Por isso, a gerente da Serasa dá a dica de estabelecer metas e rever gastos e despesas para que a realidade seja outra em dezembro do ano que vem.

Imagem: Orlando Neto / Shutterstock.com