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Siga essas dicas e aumente suas vendas no WhatsApp

O WhatsApp é uma rede social muito utilizada no Brasil, assim como YouTube, Facebook e Instagram. Dessa forma, é comum que os brasileiros passem a maior parte do tempo conversando com seus contatos. Para se ter ideia de sua proporção, o aplicativo de mensagens é até mesmo usado por empresas de diversos setores para divulgar produtos e serviços.

São negócios que costumam utilizar o WhatsApp para alertar sobre promoções e novos produtos ou serviços, comunicar aos clientes como anda o processamento dos pedidos e também o prazo de entrega (quando os itens foram adquiridos pela internet), entre outros. Essas companhias podem também usar o aplicativo para alavancar as vendas.

Dicas para aumentar as vendas no WhatsApp

Peça permissão ao cliente antes de enviar mensagens para ele

É muito importante que a empresa tenha certeza de que o cliente quer receber mensagens via WhatsApp. O envio de textos, links e outros materiais deve ser permitido pela pessoa quando ela informar seu número de telefone no cadastro no site da loja ou pessoalmente.

Não use mensagens de vendas em grupos do WhatsApp

O melhor que uma empresa pode fazer é não usar mensagens de vendas em grupos do WhatsApp. Isso porque a ação não agrada o cliente, pois ele não se sente exclusivo. Além disso, essa ação pode lotar a caixa com conteúdos que não são relevantes para o destinatário.

Portanto, deve ser encaminhada uma mensagem individual para cada cliente quando o empreendedor quiser realizar uma promoção ou venda de um produto ou serviço. Vale lembrar que existem ferramentas que auxiliam no envio de mensagens desse tipo.

Só encaminhe o que tiver sentido

As mensagens precisam ter um motivo para o envio. Por isso, o melhor é só procurar o cliente quando for para comunicar sobre promoção, lançamento de um produto, realização de um evento, reforço da imagem institucional, atendimento pós-venda, entre outros.

Siga as regras básicas de netiqueta

Toda e qualquer mensagem encaminhada precisa seguir as regras básicas de “netiqueta”, começando o texto com uma saudação informal, mas sem tratamento íntimo, afinal, trata-se de uma relação entre empresa e cliente. Gírias, termos técnicos e palavras muito “fofinhas”, como querido, amorzinho, florzinha e benzinho, devem ser banidas.

Além disso, deve-se atentar para a ortografia, escrevendo do jeito correto e com letras maiúsculas de acordo com as regras. Caso não saiba como escrever determinada palavra, o melhor a se fazer é buscar o bom e velho conhecido Google.

Evite encaminhar mensagens diárias ou semanais

O envio de mensagens diárias ou semanais é arriscado. Isso porque o cliente pode rapidamente bloquear ou denunciar, pensando que se trata de spam. Dessa forma, é importante criar objetivos e motivos de marketing, que ajudarão a pessoa a descobrir mais sobre o que está acontecendo.

As mensagens devem ser encaminhadas a cada 15 dias, que é a frequência ideal, ou quando houver uma interação ativa. Ou seja, quando o próprio cliente contatar a marca para saber se determinado produto ainda está disponível, por exemplo.

Imagem: Anton/pexels.com