Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como verificar se estou na lista do pente-fino do INSS?

Novo pente-fino do INSS é anunciado. Durante a rodada, os benefícios pagos pelo instituto serão revisados para que haja o cancelamento de pagamentos irregulares. Quem é segurado deve estar atento ao cadastro para não ter benefício suspenso por falta de atualização.

Por meio do pente-fino do INSS o instituto espera identificar possíveis fraudes no sistema. O procedimento é realizado de maneira interna e tem como intuito manter o repasse dos recursos somente para aqueles que realmente são aptos ao recebimento.

Segurados verificados em nova rodada do pente-fino do INSS 

Segundo informações do INSS, o procedimento deve durar cerca de seis meses. Apesar disso, não há conhecimento quanto à data de início das revisões. A situação gera preocupação entre os segurados diante do risco de perder seus benefícios, por essa razão, a melhor forma de não cair no pente-fino é mantendo os dados cadastrais sempre atualizados e com as informações corretas.

O órgão informa que os segurados selecionados para a análise serão notificados através dos canais oficiais do INSS. Ainda de acordo com o instituto, a rodada deve priorizar a análise dos benefícios dos segurados mais novos, posteriormente seguindo para os de idade mais avançada.

Nova rodada de revisão dos benefícios do INSS

Com a revisão dos benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social espera poder ampliar o atendimento das perícias médicas e reduzir o número de solicitações de benefícios que dependem do procedimento.

Beneficiários do auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do auxílio acidente devem estar presentes na lista de revisão. Para quem está com a perícia médica atrasada a mais de seis meses, o aconselhado é que a situação seja regularizada o mais rápido possível. 

Para mais informações, os interessados podem acessar os canais oficiais do instituto, como o aplicativo ou o site Meu INSS. Se preferir, é possível realizar contato por meio do telefone 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Imagem: Reprodução/Ministério do Trabalho e Previdência