Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Siga essas dicas e economize na hora de comprar remédios

É fundamental saber como economizar. Diante disso, confira abaixo as dicas e economize na hora de comprar remédios.

Quem foi na farmácia recentemente, notou que os medicamentos estão mais caros. Até o momento, a alta no ano é de 10,89%. O cálculo considerou a inflação acumulada no mês de fevereiro, que ficou em 10,54%, e outros fatores definidos na Resolução 2/2022 da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diante disso, é possível notar que a alta dos remédios ficou acima da inflação, por isso, é fundamental saber como economizar na hora de ir à farmácia. Confira abaixo as dicas.

Dicas para economizar na hora de comprar remédios

Abaixo, confira as principais dicas para economizar quando você comprar remédios.

1. Pesquise as farmácias e os medicamentos na internet

Faça uma procura na internet e encontre quais as farmácias em que os medicamentos estão mais baratos. Busque por “comparar preços de remédios” para descobrir os sites e apps mais populares. 

Depois, procure pelo nome do remédio que você busca para determinar as empresas que o possuem e em qual valor.

O Programa Farmácia Popular garante o acesso de graça aos medicamentos do tratamento de doenças como asma, diabetes e pressão alta. Para enfermidades como osteoporose, Parkinson e glaucoma, o programa dá até 90% de desconto no valor.

Tanto os pacientes de planos de saúde, quanto os que têm cadastro no SUS, podem usar o benefício. Sendo assim, antes de comprar o remédio, veja se ele não está na lista de medicamentos do programa. Se estiver, você pode conseguir o mesmo de graça.

3. Remédios gratuitos para quem tem cadastro no SUS

O SUS dá às pessoas cadastradas remédios gratuitos. Os mesmos devem estar na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), que traz os remédios mais usados para várias doenças. Para acessar o benefício, é preciso ter a carteira do SUS, que é confeccionada na Unidade Básica de Saúde.

Na plataforma ConecteSUS, você pode fazer um pré-cadastro para que o seu atendimento presencial seja facilitado. Após fazer o pré-cadastro, além do protocolo que o sistema gera, é necessário levar o RG, CPF e comprovante de residência em uma unidade de saúde do seu município em até 60 dias.

Feito isso, basta pesquisar a unidade do SUS mais perto da sua casa que possua o medicamento e ir até lá. É necessário levar o documento de identificação com foto e receita. Seu médico não precisa ser do SUS para que você tenha direito ao benefício. No caso de dúvidas, ligue para o Disque Saúde (136), canal de comunicação com o Ministério da Saúde.

Imagem: Nudphon Phuengsuwan/shutterstock.com