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Siga estas dicas e evite sofrer golpes em compras pela internet

O número de compras e vendas pela internet não chama atenção apenas de lojistas e consumidores, mas de criminosos também.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Enquanto as vendas no ambiente virtual têm movimentado milhões de reais, criminosos aprimoram as práticas para vitimar lojistas e consumidores que gostam de realizar compras pela internet.

As lojas virtuais atacadas podem ser mal vistas perante a sociedade, uma vez que os clientes ficam inseguros em obter os produtos e serviços. Já os consumidores têm que lidar com a triste realidade de que seus dados foram roubados e compartilhados, além de tentar reverter o prejuízo financeiro. 

No entanto, esses dois públicos podem evitar cair nas “garras” dos cibercriminosos, que não medem esforços para fazer vítimas e têm afetado de diversas formas pessoas físicas e jurídicas. Confira algumas dicas abaixo!

Dicas para lojistas

Confira dicas de cuidados online para o seu empreendimento para não cair em golpes.

Cuidar do site da marca

É importante investir na estabilidade do site, uma vez que ela é fundamental para que a operação funcione plenamente até mesmo em momento de aumento de tráfego. Além disso, é essencial realizar investimentos em infraestrutura, tecnologia e nas soluções de segurança, para evitar que ataques ocorram.

Monitorar a marca em sites, plataformas e fóruns da internet

O lojista deve monitorar sua marca, pesquisando sobre a empresa e seus proprietários em diversos espaços da internet, principalmente em plataformas onde ataques hackers são encomendados e traçados. É possível também, a partir dessa varredura, identificar se há redirecionamento de tráfego do site para páginas falsas da internet ou das redes sociais.

Conscientizar os funcionários

Existe uma grande possibilidade dos colaboradores caírem em armadilhas, clicando ou acessando sites suspeitos, cujos links foram recebidos no e-mail de trabalho. Por isso, é importante conscientizar os funcionários sobre os vírus que podem conter em sites comprometidos, softwares vulneráveis e até mesmo na conexão de dispositivos USB.

Realizar backup e validar a integridade

É fundamental possuir um sistema de backup consistente, testado periodicamente para validação do conteúdo e da integridade, uma vez que a maior parte dos ataques começam comprometendo o backup e depois prejudicam o ambiente de produção.

Dicas para consumidores

Confira, a seguir, dicas para os clientes de marketplaces e e-commerces.

Buscar lojas confiáveis

É importante verificar se o site é realmente confiável, checando se há certificados, o cadeado de segurança na barra do navegador e selos de fornecedores no rodapé da página. Endereço, CNPJ, razão social e outras informações devem ser buscadas.

O consumidor deve clicar apenas em links seguros e ficar atento aos que chegam por e-mail ou aplicativos de mensagens. Os criminosos costumam fazer pequenas mudanças no endereço (URL), deixando-o parecido com o endereço real de uma loja e dificultando que as vítimas percebam rapidamente o erro.

Preferir o cartão de crédito virtual

O cartão de crédito virtual pode ser mais rápido e seguro para a confirmação da compra, uma vez que há a possibilidade do valor ser estornado em caso de fraude ou não recebimento do pedido. 

Usar antivírus e firewalls

Usar sistemas e ferramentas de segurança, como antivírus e firewalls, ajudam a evitar que malwares (vírus) infectem dispositivos e tenham acesso a informações pessoais, dados bancários e outros. Portanto, antes de acessar uma loja virtual, é importante que o consumidor atualize seu sistema e reduza as chances de se tornar um vítima.

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Imagem: rupixen.com / unsplash.com