Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Silêncio após derrota: Bolsonaro não se manifesta

Há mais de 38 horas após o anúncio da vitória de Lula (PT), Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o resultado das eleições.

Desde o anúncio da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, na noite do último domingo (30), Jair Messias Bolsonaro (PL) não se manifestou sobre a derrota, nem mesmo nas redes sociais. Segundo fontes próximas, ele teria negado falar com seus ministros e também não recebeu nenhum outro membro do governo no dia do pleito.

A princípio, até o momento desta publicação, já são mais de 38 horas sem nenhuma manifestação do presidente em exercício sobre o resultado das urnas. 

Alguns apoiadores foram vistos no Palácio da Alvorada, residência presidencial. 

Resultado das Eleições 

Bolsonaro acompanhou a apuração dos votos do Alvorada e teria passado a tarde com seu filho Flávio Bolsonaro, segundo assessores do presidente. 

Em disputa apertada, Lula foi declarado presidente eleito com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolsonaro. 

O próximo presidente do país fez o seu discurso pouco depois do anúncio e participou da comemoração em São Paulo, junto aos seus apoiadores. 

Bolsonaro, contudo, seguiu calado. O presidente é o primeiro a perder uma reeleição na história do Brasil. Além disso, com o silêncio, tornou-se o candidato derrotado que mais demorou a reconhecer a vitória de seu adversário. 

A expectativa, afinal, é de que o atual presidente faça alguma declaração em breve. 

Virada de Lula 

As primeiras parciais começaram a ser liberadas às 17h02, ou seja, 2 minutos após o fechamento das urnas. Jair Bolsonaro começou a apuração dos votos na frente de Lula.

No entanto, às 18h44, o petista ultrapassou o seu adversário. Foi às 19h57, com 98,77% das urnas apuradas, que foi declarada a vitória de Lula. 

A partir do resultado, Lula se torna o 39º presidente do país e exercerá seu terceiro mandato como líder do Executivo em 2023. 

“Quem tiver mais votos, leva”

Após o último debate entre os presidenciáveis, transmitido pela Rede Globo, na sexta-feira (28), Bolsonaro afirmou que “quem tiver mais votos, leva” quando questionado sobre o resultado das eleições. O presidente também falou que respeitaria o resultado. 

Ainda na mesma semana, Bolsonaro já havia dado declarações semelhantes. Os questionamentos apareceram justamente pelo líder do Executivo levantar dúvidas a respeito do sistema eleitoral, ao longo de seu mandato. 

Imagem: Marcelo Chello/shutterstock.com