Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Simone Tebet diz que ‘teremos cortes significativos’ no Bolsa Família

Alguns beneficiários serão removidos do programa. Mas o desafio é corrigir as irregularidades do Bolsa Família e combater a fome. Saiba mais!

Avatar de Januária Vargas Januária Vargas · · 3 min de leitura
Cartão do Bolsa Família em cima de notas de R$ 100

A Ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), não deu uma boa notícia para os beneficiários do Bolsa Família. No intuito de excluir possíveis irregularidades, algumas pessoas terão de ser cortadas do programa. Entenda o motivo a seguir!

Em entrevista ao ‘O Estado de São Paulo’, a ex-candidata à presidência da República afirmou que os cancelamentos serão de famílias unipessoais (aquelas que possuem apenas um membro). Segundo a ministra, esse modelo familiar “cresceu de tal forma que gerou uma série de irregularidades”. 

No entanto, há o desafio de resolver a questão da fome no país e, em contrapartida, solucionar as inconstâncias no Bolsa Família.

Nesse sentido, Tebet garante que sua pasta se encontra à disposição do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, liderado por Wellington Dias.

Novo CadÚnico

Ainda conforme a ministra, sua equipe estará de prontidão para trabalhar em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Dessa forma, será feita uma análise minuciosa dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.

“Vamos estar à disposição do ministro Wellington Dias para colocar o planejamento, a questão orçamentária e o Sérgio Firpo da avaliação e monitoramento”, relata a ministra.

Segundo Tebet farão parte desse grupo de trabalho pessoas que já atuaram anteriormente na estruturação do Minha Casa Minha Vida. 

“Por exemplo: eu fui do grupo de transição e conheço bem o Cadastro Único do Bolsa Família. O CadÚnico é a alma de todos os programas sociais. Ele tem de ser remodelado”, declara Simone Tebet em entrevista ao ‘O Estado de São Paulo’.

Além disso, a líder da pasta afirma que o Ministério do Planejamento será responsável por dar um suporte, já que se trata de um “ministério meio”. Por outro lado, de acordo com ela, a decisão será por conta dos “ministérios fins”. 

Mudança gradativa do Bolsa Família

Simone Tebet afirma que o pente-fino no Bolsa Família será realizado aos poucos. Pois, ela acredita que se o Governo Federal remover todas as falhas de uma única vez, poderá ser formada enormes filas de famílias unipessoais, no intuito de se recadastrarem.

Ainda segundo a ministra, os cortes se iniciarão em fevereiro ou março, e os beneficiários irregulares estarão bloqueados no período de 60 dias. “Quem se sente prejudicado, vai um cartãozinho, e farão a averiguação se se enquadra ou não”, ela declara. 

Saída voluntária

O Ministro de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, relatou em entrevista que será adotado um período para que as pessoas inscritas no Bolsa Família de forma irregular possam sair do programa voluntariamente. 

Conforme relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no final de 2022, o modelo do Auxílio Brasil era propício a fraudes. Dessa forma, a suspeita é que muitos indivíduos burlaram o sistema se cadastrando como “famílias unipessoais”. 

Imagem: rafapress/ shutterstock.com

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.