Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para renegociar dívidas do Simples Nacional é ampliado até 31/03

A renegociação de dívidas do Simples foi prorrogada para 31 de março, segundo a nota do Comitê Gestor do Simples Nacional. Microempreendedores individuais (MEI) e empresas de micro e pequeno portes podem participar.

Os usuários que aderiram ao sistema de tributação simplificada devem regularizar sua situação com a Receita Federal. As empresas que não realizarem os pagamentos até o prazo de 30 dias concedido pelo governo serão retiradas do regime. 

O prazo para inclusão vai até 31 de janeiro de cada ano, não podendo ser alterado por se tratar de uma data fixada pela Lei Complementar n° 123/2006. As empresas retiradas podem voltar ao regime no ano seguinte. 

Como renegociar as dívidas do Simples Nacional

Para renegociar as dívidas do Simples Nacional, as empresas devem acessar o site oficial do regime onde poderão ter acesso aos tipos de parcelamentos disponíveis, emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) avulso e outros serviços. 

Programa de Retomada Fiscal 

O Programa de Retomada Fiscal foi estabelecido em setembro de 2020, com objetivo de estimular a regularização fiscal e apoiar a retomada do setor econômico atingido pelos impactos da pandemia. 

Conforme a Portaria nº 15.059 publicada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), neste ano os usuários têm até o dia 25 de fevereiro para aderir ao programa.

Cabe ressaltar que, na esfera do programa, podem ser negociados os débitos de dívidas ativas anualmente. Bem como, as negociações podem conceder descontos, ampliação do prazo de pagamento, entrada reduzida e outras opções

Taxa de empresas inadimplentes no Brasil

O indicador de inadimplência das empresas do Serasa Experian aponta que em novembro de 2021 existiam 5,9 milhões de empresas inadimplentes no Brasil. Os setores que possuem negócios negativados são os de serviços (51,7%), comércio (39%) e indústria (8,1%). 

As empresas consideradas neste levantamento foram de micro, pequeno, médio e grande portes.

Além disso, em agosto de 2021, a taxa de inadimplência das micro e pequenas empresas reduziu 0,9% quando comparada com o mês anterior, em que 5,3 milhões de negócios desse porte estavam com débitos a pagar. 

Planejamento financeiro: Como agir?

Se planejar financeiramente e sair do vermelho nem sempre é fácil, como observa Gustavo Cerbasi. Mestre em Finanças e formado em Administração, Cerbasi se tornou um importante consultor nessa área.

Cerbasi elenca 4 passos de um método que pode auxiliar aqueles que precisam traçar estratégias para melhorar a vida financeira. São eles:

  1. Reconhecer os erros;
  1. Definir objetivos e reunir ferramentas;
  1. Organizar a estratégia;
  1. Apurar a técnica.

Portanto, para o mestre em finanças, pensar sobre os hábitos que estão prejudicando a situação financeira é uma oportunidade para refletir e agir a partir do desconforto causado pelo comportamento atual.

Além disso, analisar o orçamento de maneira qualitativa é a oportunidade de antecipar transtornos futuros e solidificar os projetos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Mikhail Nilov/ Pexels.com