Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Síndrome do Impostor: o que é e como superar a insegurança no trabalho

A insegurança no trabalho pode afetar qualquer profissional. No entanto, em um nível mais elevado leva a síndrome do impostor. Entenda!

A insegurança no trabalho, assim como muitas questões emocionais, são inerentes ao ser humano. Iniciar em uma nova empresa, em uma nova equipe, ou assumir o cargo almejado pode acarretar o surgimento de uma certa dúvida da sua capacidade.

Muito comentada atualmente, a síndrome do impostor é uma questão amplamente discutida. Embora seu nome surgiu em 1970, apenas recentemente o termo se popularizou no país.

Mesmo que possa parecer apenas um receio momentâneo sobre a capacidade profissional, quando muito avançada, a insegurança no trabalho pode se tornar um ciclo de sabotagem e baixa no rendimento profissional.

Mas afinal, o que é a síndrome do impostor e como superar a insegurança no trabalho?

O que é a Síndrome do Impostor?

A síndrome do impostor, como o próprio nome sugere, é um fenômeno psicológico em que os profissionais acreditam que são uma fraude e que não são merecedores do seu sucesso.

Uma questão muito frequente para quem sofre dessa síndrome é o constante receio de ser “desmascarado” como um impostor.  Somado ao medo de não dar conta do trabalho, essas pessoas acreditam realmente que são inadequadas para estarem ocupando a vaga ou o cargo exercido.

Como duvidam de seu potencial, os profissionais atribuem o mérito de suas conquistas às circunstâncias favoráveis ou à sorte. 

Apesar de parecer controverso, esse fenômeno é mais comum de ocorrer em profissionais ou acadêmicos bem-sucedidos. 

As causas são variadas. Porém, fatores como autocrítica excessiva, alta expectativa, medo do fracasso, perfeccionismo e comparação constante contribuem com seu desenvolvimento.

Diferentemente de outras síndromes emocionais, essa não é reconhecida como um transtorno psicológico. No entanto, pode causar ansiedade, estresse, insegurança no trabalho e impactar diretamente na vida, autoestima, bem-estar e produtividade.

Será que tenho a síndrome do impostor?

Apesar de absolutamente todas as pessoas terem, em algum momento, insegurança no trabalho, diagnosticar a síndrome do impostor é um processo complexo.

Primeiramente, muitos profissionais que estão esgotados no trabalho podem entender que estão com esse fenômeno psicológico, quando na verdade, estão apenas sobrecarregados.

Determinar se você possui essa síndrome requer profunda análise de pensamentos, emoções e comportamentos. Alguns pontos para se considerar são:

  • Constantemente se questiona sobre suas habilidades e conquistas, não reconhecendo o próprio mérito?
  • Você atribui seu sucesso a outras questões, como circunstâncias favoráveis, sorte e até a outras pessoas? 
  • É incapaz de reconhecer seus esforços, competências, habilidades, conhecimentos, potencial e seus pontos fortes?
  • Se compara constantemente com outros profissionais, e, constata que seu trabalho parece ser inferior ou sempre está abaixo das expectativas? 
  • Tem medo que em um determinado momento seus colegas ou superiores descubram que você é uma fraude e suas conquistas não são legítimas?
  • Está mais focado nas suas falhas e erros do que nas suas realizações e no bom desempenho?
  • Sempre sofre com altos níveis de ansiedade e estresse antes de situações que irão exigir seu desempenho com medo de não atender as expectativas?

Se respondeu que sim para a maioria desses questionamentos, algumas práticas são recomendadas para superar esse desafio. Explicaremos como usá-las em seu trabalho, mas questões como o contato frequente com a natureza, já são comprovadamente benéficas.

Como superar a insegurança no trabalho?

Superar a insegurança no trabalho requer um estado constante de vigia, e pode ser desafiante para alguns profissionais.

Algumas estratégias são reconhecidamente eficazes para desenvolver a confiança profissional e a autoestima:

Reconheça suas conquistas

Elenque todas as realizações e premiações que obteve ao longo do tempo. A falta de autoconhecimento pode contribuir fortemente para a insegurança no trabalho. 

Por isso, liste suas habilidades, pontos positivos, capacidades, conquistas, experiências e sucesso reconhecido.

Desenvolva novas habilidades

Uma das melhores formas de superar a insegurança no trabalho é identificar as áreas ou temas em que não há segurança para realização e buscar conhecimento para desenvolvimento.

Quanto mais competente você se sentir, maior será sua segurança e menores os índices de desenvolver a síndrome do impostor.

Estabeleça metas realistas

Crie metas que sejam realistas e alcançáveis, dessa forma, à medida que os objetivos são alcançados a confiança aumentará gradativamente. 

Tome cuidado para não exigir demais criando metas exorbitantes e causando efeito contrário, de incapacidade.

Busque apoio

Construa relacionamentos com profissionais que admira e colegas diretos que possam oferecer orientação e apoio

Obviamente, sempre que houver necessidade, peça ajuda. Também procure expandir a rede de contatos para estar mais conectado ao ambiente profissional.

Aceitação para superar a insegurança no trabalho

Pessoas próximas e confiáveis podem ser essenciais para reduzir a insegurança no trabalho. 

Encare cada feedback como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Essa ferramenta melhora as habilidades e desempenho.

É altamente recomendado manter um arquivo de elogios recebidos. Assim, sempre que questionar sua capacidade, poderá validar seu potencial pelos olhos de outras pessoas. Revertendo questionamentos negativos por afirmações positivas e realistas. 

No mais, cuide da sua saúde física e mental adotando um estilo de vida saudável. Ao estar confiante consigo mesmo, a insegurança no trabalho é reduzida.

Esse é um processo constante. No entanto, com o tempo é possível construir maior confiança em suas habilidades e competências. 

Outra questão é não deixar a situação se prolongar. Ao diagnosticar que está sentindo insegurança no trabalho, ou que há indícios do surgimento da síndrome do impostor, procure apoio profissional para que possa criar estratégias que reduzam a insegurança no trabalho, construindo e fortalecendo a autoconfiança, reconhecendo seu valor e suas conquistas.

Imagem: PEERAWICH PHAISITSAWAN / Shutterstock.com