Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Situação de desequilíbrio financeiro fez parte da vida de mais de 80% dos brasileiros

O desequilíbrio financeiro é bastante comum entre os brasileiros, mesmo entre aqueles que afirmam se organizar. Saiba mais!

No Brasil, são mais de 71 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, conforme apontam os dados do Mapa da Inadimplência da Serasa. Mesmo diante dessa realidade, 85% dos consumidores alegam que têm o hábito de se organizar financeiramente, sendo que 6 em cada 10 fazem isso todos os meses. O que não significa falta de desequilíbrio financeiro.

O principal objetivo nesse sentido é justamente evitar o endividamento. Mas outras questões são apontadas, como criar uma reserva de emergência e melhorar a gestão e a relação com o próprio dinheiro. 

De acordo com a pesquisa Finanças Regionais também da Serasa, nos últimos 12 meses, 85% dos brasileiros disseram que passaram por alguma situação de desequilíbrio financeiro. Os fatores para isso são variados. 

Desequilíbrio financeiro nos últimos meses 

Apesar de apresentarem preocupação com as contas e contarem com certa organização financeira, os consumidores seguem vivenciando situações de desequilíbrio com o dinheiro. Com base nos dados do levantamento, os principais motivos são:

  • Gastou mais do que pretendia no mês: 21%;
  • Renegociou o pagamento de uma dívida: 20%;
  • Parcelou a fatura do cartão de crédito: 20%;
  • Atrasou o pagamento da fatura por não como pagar: 19%;
  • Priorizou o pagamento de uma dívida em detrimento de outra: 16%.

Sob esta perspectiva, Atraso nas contas básicas (13%) e Arrependimento de gasto feito por impulso (13%) registraram os menores percentuais.

Veja também:

5 melhores carros econômicos para trabalhar como motorista de aplicativo

Como fazer planejamento financeiro corretamente
Imagem: Vintage Tone / Shutterstock.com

Práticas para a organização financeira

O mesmo estudo apresenta quais são as práticas que os brasileiros realizam para se organizar financeiramente. Confira os principais destaques:

  • Corte de despesas desnecessárias: 87%;
  • Conversa com familiares: 73%;
  • Separação de um valor mensal para aplicar: 72%;
  • Acompanhamento de conteúdos sobre finanças nas redes sociais: 55%;
  • Realização de curso de Educação Financeira: 31%. 

Vale ressaltar que em alguns estados do país, o corte de despesas atinge um patamar superior a 90% como medida de organização para evitar o desequilíbrio financeiro. Nesse sentido, os destaques são Goiás (91%), Mato Grosso do Sul (91%) e Minas Gerais (90%).

Imagem: Vintage Tone / Shutterstock.com