Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sofro de Burnout; o que devo apresentar na perícia médica do INSS?

Explorando a Síndrome de Burnout. Entenda seu reconhecimento, desafios na perícia médica.

A Sociedade contemporânea tem assistido ao crescimento de uma perigosa enfermidade: a Síndrome de Burnout. Este transtorno, resultante de condições de trabalho estressantes, tem afetado a saúde física e mental de muitos profissionais, causando exaustão extrema e sensação de ineficácia.

Em 2022, esta condição passou a ser oficialmente reconhecida como doença ocupacional pelo CID 11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Permitindo a solicitação do auxílio-doença ou por invalidez. Saiba mais a seguir.

Síndrome de Burnout: entendida como resultado do trabalho

A imagem mostra um homem, aparentemente exuasto. Com uma das mãos cobrindo a região dos olhos, em frente ao computador.
Imagem: pvproductions/ Freepik

Com esta nova perspectiva, o estresse excessivo e a má administração das funções profissionais em certos ambientes corporativos, consideram-se oficialmente fatores de risco. Além do mais, os sintomas incluem estresse, enxaqueca, depressão, ansiedade, dentre outros severos prejuízos à saúde.

Veja também:

Sabe o que é DDA? Conheça este forma secreta de pagamento e para que ela serve

À vista disso, para solicitar a perícia deve-se possuir todos os laudos e relatórios psiquiátricos, exames complementares, receitas, atestados, tudo que sirva de comprovação. Após verificar a documentação e dados pessoais, siga este passo a passo:

  • Entrar em contato com o INSS: pelo135, site ou aplicativo (Android e iOS)
  • Agendar a perícia: pelo aplicativo e deve solicitar “Novo Pedido”, anexar os documentos e laudos. Após aprovação, solicite a perícia, com as instruções do portal; e
  • Aguardar o resultado para descobrir se receberá de forma temporária (auxílio-doença: superior a 15 dias) ou definitiva (invalidez: permanente).

Motivos para o difícil diagnóstico da Síndrome

Contudo, um dos principais obstáculos no diagnóstico correto da Síndrome de Burnout é a semelhança dos seus sintomas com outras doenças, como a síndrome do pânico, depressão e ansiedade. Ademais, a identificação da doença é ainda mais complexa quando consideramos as particularidades do ambiente de trabalho e as condições que podem desencadear a síndrome, tais como:

  • Pressão constante;
  • Acúmulo de tensão;
  • Assédios; e
  • Excesso de responsabilidades.

Por isso, é fundamental um exame cuidadoso e uma avaliação minuciosa por parte do médico. Assim, com um diagnóstico correto e a documentação necessária, é possível protocolar o pedido de benefícios pertinentes ao INSS.

Imagem: pvproductions/ Freepik