Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Stone se posiciona após acusação da Febraban ao Banco Central; confira

A empresa independente de maquininhas de cartões Stone se pronunciou após acusações feitas pela Febraban.

A empresa de maquininha de cartão independente Stone fez um pronunciamento após as acusações feitas pela Federação Brasileira de Bancos. Nesse sentido, a Febraban abriu duas ocorrências no Banco Central contra as companhias desse setor no Banco Central por possíveis fraudes.

A Associação Brasileira das Instituições de Pagamento (Abipag), por sua vez, também se pronunciou em relação às acusações da Febraban. Leia, a seguir, quais foram esses posicionamentos e entenda as ações movidas pela federação.

Stone se pronuncia contra acusações de fraude

mãos segurando celular com logo da Stone
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Em comunicado, a Stone diz que sempre se pautou pelo cumprimento rigoroso da legislação. Ainda, a empesa diz que desconhece qualquer denúncia junto ao Banco Central. A companhia pontua que seu compromisso é estimular a competição de mercado e com o empreendedor brasileiros para que, assim, se possa desenvolver os negócios, sempre alinhados aos princípios éticos da empresa.

Veja também:

Como será o calendário de pagamento do Bolsa Família em 2024?

Ainda, diz que a diferenciação de preços conforme prazo e meio de pagamento é um direito dos varejistas garantido desde 2016 pela MP 764 e convertida na Lei 13.455. A medida teve apoio integral do Banco Central, segundo a Stone.

Veja o posicionamento da Abipag

Já a Abipag diz que desconhece as denúncias da Febraban feitas ao órgão regulador e que essas representações “evidenciam a má-fé e ignorância do suposto denunciante e servem de subterfúgio para inviabilizar a concorrência de mercado e atacar concorrentes independentes”.

A associação, assim como a Stone, menciona a Lei 13.455, que permite varejistas aos diferenciar preços conforme prazo e meio de pagamento. Além disso, reitera que seu compromisso com as práticas que estimulam a competição a fim de gerar os melhores produtos aos empreendedores brasileiros dentro das conformidades das leis vigentes.

Entenda o caso

A Febraban abriu duas ocorrências junto ao Banco Central devido ao gerenciamento indevido que as empresas independentes de maquininhas de cartões praticam. Logo, além da Stone, a federação também acusa Mercado Pago, PagSeguro e PicPay a operarem de forma irregular.

Assim, as acusações seriam de que há um esquema chamado “Parcelado Sem Juros Pirata”. Logo, essas empresas fazem cobranças de juros ocultas tidas como modalidade de parcelamento sem juros no extrato do cartão de crédito. Ademais, essa fraude aumentaria o acúmulo de débitos nas famílias, aumentando os seus riscos de crédito e gerando tarifas de juros mais altas. Leia mais sobre o assunto.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com