Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sua relação com o cartão de crédito é saudável? Veja como evitar o endividamento!

Você está utilizando o cartão de crédito da maneira correta? Confira as melhores dicas para fugir do endividamento!

O uso do cartão de crédito é uma prática comum na vida dos brasileiros. Porém, quando não utilizado com responsabilidade, pode levar a sérios problemas financeiros.

Por isso, este artigo destaca a importância de manter uma relação saudável com o cartão de crédito e oferece dicas valiosas para evitar o endividamento. Confira cada uma delas e proteja-se das dívidas!

Cartão de crédito no Brasil

Mulher com um cartão de crédito na mão analisando as tarifas de um contrato.
Imagem: Bacho / shutterstock.com

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2023, a indústria de cartões movimentou R$3,73 trilhões. Assim, o aumento registrado, em relação ao ano anterior a esse,foi de 10,1%.

Os cartões de crédito, em particular, foram responsáveis por R$2,4 trilhões em transações, representando um crescimento de 12,1%.

No entanto, o uso indiscriminado do cartão de crédito contribui para o endividamento de muitas famílias brasileiras. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 55% dos consumidores não acompanham seus gastos mensais, o que pode levar a uma acumulação de dívidas.

Riscos do cartão de crédito

Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, destaca que muitos brasileiros usam o cartão de crédito para despesas cotidianas, acreditando que dividir uma compra reduzirá sua dívida, quando na verdade antecipa gastos do próximo mês.

Veja também:

O que a CLT diz a respeito de férias vencidas?

O especialista ainda ressalta a importância de evitar o parcelamento e, se necessário, optar pelo pagamento à vista para evitar juros.

Dicas para um uso responsável do cartão

  • Crie um orçamento: estabeleça um limite para seus gastos mensais e assegure-se de poder pagar o saldo total do cartão a cada mês, evitando juros e encargos adicionais;
  • Evite o pagamento mínimo: optar pelo pagamento do valor mínimo da fatura não costuma ser uma boa ideia. Isso porque deve resultar em juros altos e acumulados. Além disso, prolongará o tempo necessário para quitar a dívida. Por isso, prefira sempre pagar o valor total da fatura;
  • Use com moderação: não ultrapasse seu limite de crédito. Mantenha um registro de todas as transações para evitar compras impulsivas e desnecessárias;
  • Monitore as taxas: fique por dentro de todas as taxas que fazem parte do seu cartão. A saber, elas podem incluir saque em dinheiro, anuidade e atraso. Sempre que possível, evite-as;
  • Esteja preparado para emergências: use o cartão como uma ferramenta de segurança financeira em situações de emergência, mas evite depender dele como fonte principal de financiamento.

Ao seguir essas dicas e adotar uma abordagem consciente em relação ao uso do cartão de crédito, os consumidores podem evitar o endividamento e manter uma saúde financeira sólida. É essencial promover uma cultura de educação financeira para garantir que os brasileiros possam utilizar os diversos meios de pagamento disponíveis de forma responsável e sustentável.

Imagem: Bacho / shutterstock.com