Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Suspeito de participar de assalto no Itaú é preso

Um homem de 49 anos foi preso por policiais militares sob a acusação de participar do mega assalto a uma agência do Banco Itaú. Confira!

Na quarta-feira (29), um homem de 49 anos foi preso por policiais militares sob a acusação de participar do mega assalto a uma agência do Banco Itaú em agosto de 2011, na Avenida Paulista, uma das principais vias da cidade de São Paulo.

O suspeito, que já tinha um mandado de prisão em aberto, foi abordado ao sair de casa, no bairro Cachoeirinha, na zona norte, após uma denúncia anônima, e levado até o 72º Distrito Policial de São Paulo, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP).

Assalto ao Itaú

O assalto ao banco Itaú da Avenida Paulista é considerado um dos maiores da história do Brasil. O crime teve início no dia 27 de agosto e durou cerca de 10 horas, na ocasião, uma quadrilha composta por 13 pessoas arrombou 161 cofres da instituição e levou barras de ouro, jóias, pedras preciosas e documentos, chegando a um valor estimado de R$ 500 milhões.

Segundo investigações, o assalto foi planejado por cerca de um ano, sendo montado um esquema com conhecimento das instalações e destinação dos objetos levados.

Participação de funcionários

Segundo a SSP, um operador da central de segurança do banco conseguiu alterar um dos códigos e desligou o sistema de segurança, possibilitando a invasão das dependências dos cofres e o arrombamento de 161 unidades. Além disso, o crime também teve a colaboração do vigia da noite, que facilitou a entrada da quadrilha na agência da Paulista. 

No entanto, os dois funcionários, que pertenciam a uma terceirizada, foram presos na época do crime. Em 2018, um dos mentores do roubo, João Paulo dos Santos, de 40 anos, foi preso pela Polícia Civil em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. O criminoso estava foragido desde 2013 e tinha um mandado de prisão em aberto em seu nome.

Imagem: Everson Mayer/ Shutterstock