Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Talvez você tenha direito a super desconto de 30% na compra do carro e nem saiba; veja

Descubra se você tem direito a utilizar esse benefício para comprar um carro e outros veículos com descontos exclusivos. Confira aqui!

Com a alta de 37,5% no preço médio dos veículos novos entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, adquirir um automóvel se tornou um desafio maior. Entretanto, existe uma maneira de realizar o sonho do carro novo com um desconto considerável.

Através do uso de um CNPJ na compra, é possível obter descontos que variam de 2,5% a 30% do valor total do veículo, graças às isenções nos impostos de IPI e ICMS. Nessa variação, alguns veículos costumam receber desconto percentual maior que outros, como as picapes.

Apesar de se tratar de uma ótima oportunidade, é necessário ficar atento a alguns pontos. Uma vez que o automóvel está atrelado ao CNPJ, o não pagamento dos seus impostos podem gerar impedimentos para a própria empresa. Além disso, a garantia dos veículos costumam ser menores. Isso porque a concessionária entende que, por se tratar de um automóvel empresarial, o seu uso será mais intenso.

Quem pode aproveitar o desconto de CNPJ?

Primeiramente, esse benefício é válido para qualquer empresa formalizada, que esteja em dia com suas obrigações e possua CNPJ ativo. Portanto, até mesmo microempreendedores individuais podem ter acesso a esse desconto.

Porém, no caso dos MEIs, o valor do veículo não pode ultrapassar o faturamento limite da categoria. Além disso, apenas veículos novos e zero quilômetro podem ser adquiridos com o desconto.

Como comprar o automóvel?

Para utilizar o benefício, você deve procurar concessionárias e avaliar os melhores modelos e preços para o seu bolso. Isso porque esse desconto se baseia na negociação direta com a concessionária autorizada pela montadora.

Geralmente, basta apresentar o contrato social e a inscrição estadual da empresa para comprovar a regularidade do CNPJ. No caso do MEI, é preciso comprovar que o faturamento é compatível com o valor do carro a ser adquirido. Logo, para pleitear o desconto, o valor do carro não pode ultrapassar R$ 81 mil.

Imagem: XArtProduction / shutterstock.com